Denúncia

"Cheguei e encontrei os portões fechados", lamenta profissional de saúde sobre suspensão de vacinação na Arena

Dinaldo Silva / BNews
O secretário Leo Prates pediu desculpas através das redes sociais após o problema   |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 28/01/2021, às 19h58   Shizue Miyazono



Depois de quase um ano de espera, o grande dia parecia ter chegado para Sandra*, profissional de saúde de Salvador, que seria vacinada contra a Covid-19 na tarde desta quinta-feira (28), no drive thru instalado na Arena Fonte Nova.

Como não tem carro, ela precisou pegar um táxi e aguardou mais de três horas na fila. Quando estava para chegar a sua vez, por volta das 16h40, foi surpreendida com o aviso de uma agente da Transalvador que a vacinação tinha sido encerrada às 16h, por causa da partida entre Bahia e Corinthians, às 19h, pelo Campeonato Brasileiro.

"Eu vim de táxi, aguardei por quase três horas e, quando estava chegando a minha vez, fomos avisados que não estava mais vacinando. Ninguém disse nada, mas um agente da Transalvador, por bondade, nos avisou. Não tinha mais ninguém aplicando a vacina", contou a profissional de saúde. "Esperei tanto que chegasse o dia e, quando chegou minha vez, cheguei e encontrei os portões fechados", lamentou.

Questionada se não recebeu nenhuma senha para poder ter prioridade amanhã, a mulher disse que não, que precisará passar pela mesma espera e ter os mesmos gastos no dia que for se vacinar.

O taxista relatou que, apesar de não fazer esse tipo de corrida, resolveu fazer o serviço por se tratar de uma cliente antiga, mas relatou a desorganização no local. "Tinham algumas pessoas furando a fila, tentaram entrar na frente do meu carro algumas vezes, mas não permiti. Não tinha guarda municipal, nem agentes da Transalvador ao longo da fila de mais de dois quilômetros", afirmou o trabalhador.

A Secretaria Municipal de Saúde foi procurada pelo BNews e confirmou que a ação teve que ser suspensa por causa da partida de futebol no local. “Visando minimizar o impacto da medida excepcional, deslocamos as equipes para o Centro de Convenções e ampliamos o horário para 22h. Amanhã volta ao normal”, acrescentou a pasta.

O secretário Leo Prates pediu desculpas através das redes sociais após o problema na Arena Fonte Nova.

Veja:


A pasta ainda reforçou que "desde o início da vacinação contra a covid 19 adotou a estratégia de ir diretamente aos hospitais imunizar os trabalhadores da saúde elencados como público alvo nesta primeira etapa. A disponibilização dos drives thrus surgiu como medida complementar para democratizar a vacinação para aqueles funcionários que, porventura, não estavam em seus postos de trabalho no ato da visita da SMS".

A partir desta sexta-feira (29), sobe para três o número de drives disponibilizados para o acolhimento dos profissionais da saúde lotados em 34 hospitais. Os serviços funcionarão na Arena Fonte Nova, Complexo de Saúde Clementino Fraga (5º Centro) e Centro de Convenções. 

Com isso, a SMS informou ainda para evitar transtornos e longas filas como as registradas nesta quinta-feira, a secretaria disponibilizou para consulta através do site www.saude.salvador.ba.gov.br a lista de todos os trabalhadores elencados para a imunização. "Aquele profissional que não tiver com o nome na lista NÃO deverá se dirigir ao ponto de vacinação porque não será vacinado", ressaltou. 

Segundo a pasta, os trabalhadores sem automóvel também serão contemplados nesta sexta (29), com a ampliação de cinco unidades básicas da rede municipal também estarão realizando a vacinação nesta sexta-feira: USF Clementino Fraga, no bairro dos Barris; Centro de Saúde Virgilio de Carvalho, no Bonfim; USF Vale do Matatu, no Luís Anselmo; USF San Martin III, na Avenida General San Martin e USF Itapuã, na Rua da Ilha. 

"Adicionalmente informamos que a SMS tem dado continuidade à vacinação volante em hospitais e demais serviços de saúde", finalizou.

*Atualizada 07:09h de 29.09.2021 para incluir nota da SMS 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp