Denúncia

Vizinhos denunciam maus-tratos a cão no Pau Miúdo: ‘só vive acorrentado e sem comer’

Leitor BNews
O cachorro fica isolado em uma parte do quintal, rodeado por um mato alto  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 06/02/2021, às 18h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Vizinhos procuraram o BNews para denunciar que um cachorro foi abandonado há mais de um mês acorrentado dentro de um imóvel no bairro do Pau Miúdo, em Salvador. Eles relataram que os donos se mudaram para Cajazeiras e prenderam o animal, que chora dia e noite de fome e de sede.

A alimentação não estaria sendo dada ao cão diariamente e ele ainda estaria sofrendo com dor de dente. Quem acompanha a situação já não sabe mais o que fazer, pois o caso já teria sido denunciado à polícia e aos bombeiros, mas nada teria sido feito.

Há ainda diversos gatos na propriedade. O cachorro fica isolado em uma parte do quintal, rodeado por um mato alto. Os vizinhos dizem também que, antes de se mudarem, o animal vivia preso, mas pelo menos era alimentado com regularidade.

“Um dos donos da casa que ainda fica por aqui fica na esquina da rua bebendo o dia todo, não dá comida ao cachorro. Já tem mais de um mês esse animal amarrado. Aqui ninguém consegue ficar no quintal, pois não aguenta ouvir o cachorro pedindo por socorro”, contou uma vizinha que preferiu não se identificar.

Procurado, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia disse "que não tem competência para atuar em ocorrências de maus-tratos a animais". Ainda de acordo com a corporação, "a situação se enquadra como conduta criminal e deve ser objeto da atuação dos órgãos policiais".

Após a denúncia do BNews, policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) foram até a residência na manhã de domingo (7). No local, a guarnição entrou em contato com uma das denunciantes e ela apontou a casa onde estava o cão, que latia muito. 

"Os policiais foram até o domicílio onde se encontraram com o proprietário e responsável pelo animal que recepcionou a equipe e a convidou a entrar. Durante permanência na residência, a guarnição constatou que o animal estava no quintal e não havia nenhuma evidência ou qualquer indício de maus-tratos. A equipe passou todas as orientações cabíveis ao criador do animal, a respeito de cuidados e criação. A denunciante recebeu algumas instruções com fins de solucionar da melhor forma possível a situação", afirmou a PM.

Matéria atualizada em 8/02/21 às 18h51

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp