Denúncia

Soteropolitanos reclamam da falta de vagas para marcação para segunda dose da vacina: “Isso é um absurdo”

Reprodução / Redes Sociais
Prefeitura comenta sobre vagas terem encerrado rapidamente nesta quarta (12)  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais

Publicado em 12/05/2021, às 09h51   Brenda Viana


FacebookTwitterWhatsApp

Desde a reformulação na vacinação, os soteropolitanos seguem enfrentando problemas para marcar a segunda dose da imunização na capital baiana, principalmente para a Coronavac, que não tem doses suficientes para imunizar os grupos que foram vacinados na primeira leva. 

Das diversas denúncias que chegam ao BNews diariamente, a marcação para a segunda dose da vacina tem sido recorrente. Esse foi o caso de um dos leitores que preferiu não se identificar. Exatamente às 8h da manhã desta quarta (12), o denunciante entrou no site da prefeitura para realizar o agendamento, mas não conseguiu em nenhum local, seja por drive-thru ou ponto fixo. "A gente entra no sistema e não encontra lugar nenhum pra agendar. Isso é um absurdo, porque não tem mais horário, não há vaga nesse horário. E isso nós estamos há 12 minutos tentando", comentou ao BNews. Vale lembrar que 8h foi o horário que começou o cadastramento nesta quarta.

Outra idosa, de 63 anos, explica que no cartão de vacinação, o dia para retornar para a segunda dose seria 3 de maio, mas com a falta de doses da Coronavac, segue sem receber o imunizante. "A prefeitura diz que as pessoas precisam voltar para tomar a vacina, mas como volta? Não tem dose, não tem organização para retornar, ainda tem que marcar. E quem não sabe mexer em tecnologia? Como fica?", questiona. 

Roque Ramos, de 61 anos, que deveria ter recebido a dose no último dia 8 de maio, também reclama da nova forma de vacinação. "Eu preciso recorrer aos meus filhos que moram em outro estado pra marcar pra mim e até agora não consegui. Eu sou CoronaVac, tinha que tomar dia 8, entendeu? Então isso aí tá sendo pra dificultar a vida do idoso", disse.

Após diversos questionamentos, a prefeitura de Salvador comentou que as 3 mil vagas que foram disponibilizadas nesta quarta (12), acabaram rapidamente em poucos minutos. O secretário municipal de saúde, Leo Prates, comentou que há cerca de 60 mil pessoas com as doses atrasadas. "Temos em torno de 60 mil pessoas com a segunda dose atrasada em Salvador e o quantitativo que temos no estoque não atende nem 5% desse público. A maneira com que o governo federal tem feito o encaminhamento das doses para capital tem prejudicado o planejamento inicial que tínhamos adotado e gerado angústia e ansiedade para nossa população que precisa ser vacinada”, comentou. A prefeitura, no entanto, enfatiza que não haverá doses da CoronaVac nesta quarta (12) e espera o recebimento de novos imunizantes para a capital baiana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp