Denúncia

Consumidor compra moto na Dafra e veículo some na concessionária

Imagem Consumidor compra moto na Dafra e veículo some na concessionária
Processo corre na justiça há quatro anos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/07/2013, às 12h44   Terena Cardoso (Twitter: @terena_cardoso)


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 Em junho de 2008 o estudante Daniel Dias, de 27 anos, comprou uma moto na concessionária Box Dafra já desativada na Lucaia, em Salvador. A intenção era viabilizar a sua rotina como autônomo, mas os ingratos defeitos recorrentes levaram o rapaz a idas e vindas por mais de seis meses trocando peças do veículo. Até que em março de 2009, ao realizar uma nova manutenção, a moto simplesmente sumiu da concessionária. “Eles perderam a moto”, afirma.

Daniel entrou com uma ação judicial para requerer o veículo e reaver as perdas que obteve desde que ficou sem a motocicleta. No entanto, o processo já corre há quatro anos sem sucesso. “Em 2009 a juíza me deu ganho de causa. Era para eu receber a indenização de R$ 8.300 mais multa diária de R$ 50. Eles recorreram todas as vezes, perderam e não me pagaram”, conta. No entanto, no início deste mês, o processo tomou rumos diferentes. “Houve um novo julgamento e a juíza reduziu a causa para R$ 5 mil mais o valor corrigido da moto. Eu não concordo com isso porque precisava do veículo para trabalhar e tive diversos prejuízos”, diz Daniel.


O Bocão News teve acesso aos documentos do processo do estudante. A Dafra da Amazonia Indústria e Comércio de Motocicletas LTDA assumiu que o veículo está em posse da Box, que era uma concessionária da Dafra que não existe mais. Por isso, a devolução do veículo não pode ser realizada.


Outras denúncias

Além do sumiço da moto de Daniel, o Bocão News recebeu outras duas denúncias relacionadas a Dafra. A primeira é de um cliente que fez a solicitação do kit de transmissão da moto, que demorou 12 dias para chegar. “Fiquei um bom tempo pilotando com a corrente podendo soltar ou travar e causar um acidente. Eles não têm peças para oferecer uma manutenção adequada. Já vi várias pessoas aqui reclamando da mesma coisa”, disse.

A segunda vem de um comerciante que fez uma reclamação semelhante à da fonte anterior. A moto dele sofreu uma batida e está empenada. Segundo ele, a concessionária pediu 15 dias para a chegada das peças que serão necessárias para o conserto.

Por medo de sofrerem represálias no único estabelecimento da concessionária, que fica na Avenida Jequitaia, eles preferiram não se identificar.

A Dafra

Em contato com o setor de comunicação da Dafra, a reportagem recebeu notas de respostas sobre os três casos. Com relação ao primeiro, a empresa lamentou o fato de ter que resolver o sumiço da moto do estudante Daniel Dias em caráter judicial e afirma que já cumpriu a ordem da Justiça determinada no dia 26 de junho encerrando o caso. No entanto, o estudante reclama que ainda não recebeu qualquer pagamento e que pretende recorrer, pois não concorda com o valor.

Já com relação a falta de peças na sede da Avenida Jequitaia, a Dafra diz que abriga mais de R$ 1,6 milhão de peças em seu Centro de Distribuição em Itajaí, em Santa Catarina e que abastece as concessionárias com 30 mil peças todos os meses.

Confira o texto na íntegra:


São Paulo, 18 de julho de 2013

Ao
Programa do Bocão

Em função de informações repassadas recentemente pelo Programa do Bocão, julgamos necessário 
esclarecer os seguintes pontos:

Estamos empenhados e preparados para oferecer produtos e serviços de qualidade aos 
consumidores da marca.

 Atualmente nosso Centro de Distribuição em Itajaí (SC) abriga mais de 1,6 milhão de peças 
que corresponde a mais de R$ 10 milhões.  Todos os meses enviamos aos concessionários da marca mais de 30 mil peças para atender  nossos consumidores.

Estamos acompanhando de perto as reclamações recebidas pelo programa e atuando 
fortemente junto à concessionária para entender o ocorrido, atender a esses consumidores e 
reavaliar os processos internos para que este tipo de inconveniente não mais ocorra.

Continuamos à disposição e mantemos nosso objetivo de proporcionar satisfação total a 
nossos consumidores.

CASO CONSUMIDOR DANIEL SANTOS DIAS

Informamos, ainda, que lamentamos que o caso do consumidor Daniel Santos Dias teve de ser 
tratado sob crivo judicial, pois nossa filosofia é e sempre será de cuidar prontamente de nossos 
clientes. Porém, atendemos e já cumprimos a determinação que nos foi imputada pela Justiça em 
25/06/2013, encerrando o caso.

Dafra da Amazônia Indústria e Comércio de Motocicletas Ltda

Classificação Indicativa: Livre

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