Denúncia

Stella Maris: villages são construídos em área de proteção ambiental

Imagem Stella Maris: villages são construídos em área de proteção ambiental
Reportagem esteve no local e não encontrou licenças para construção  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/06/2014, às 06h12   Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)


FacebookTwitterWhatsApp

O Bocão News recebeu uma grave denúncia sobre agressões ao meio ambiente na Alameda de Guaratuba, no bairro de Stella Maris, em Salvador.

Segundo moradores da localidade, está sendo construído um condomínio nas dunas, área de proteção ambiental. Eles afirmam ainda que já foi feito um lixão nas dunas, próximo desse condomínio.

À reportagem, o fundador do Parque das Dunas, Jorge Santana, confirmou que o fato realmente existe e que já procurou o Ministério Público da Bahia.

“Uma construção totalmente irregular. Foram construídos vários villages sem nenhum alvará, sem qualquer licença da prefeitura. Impressionante o que conseguiram fazer nessa área. Eu tive uma audiência com a promotora, Hortênsia Gomes Pinho, que convocou todas as entidades da prefeitura e do governo estado para que fizessem uma reunião e tomassem conhecimento do que acontece naquela localidade”, afirma.

Ainda segundo Jorge Santana, após encontro com o MP-BA foi marcado para o próximo dia 17 de julho uma vistoria na área com agentes da prefeitura e do governo.

De acordo com o ambientalista, ficou decidido que após análise, todas as construções irregulares serão demolidas.

A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (SUCOM) foi procurada pela reportagem e informou que uma equipe de agentes foi enviada ao local.

O Parque
O Parque das Dunas, localizado no bairro de Stella Maris, recebeu em março deste ano o título de reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A reserva foi considerada um novo posto avançado de reserva da biosfera da Mata Atlântica pelo trabalho de proteção ambiental, desenvolvimento sustentável e conhecimento científico.

Fundado em 1994, a área e é considerada o maior manancial de dunas e restinga em perímetro urbano do Brasil. São 6 milhões de metros quadrados de espaço, que abriga um complexo de 12 lagoas, coberto por vegetação de Mata Atlântica intacta.

Fotos: Paulo M. Azevedo // Bocão News


Publicada no dia 26 de junho de 2014, às 13h11

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp