Denúncia

Fiscalização flagra supermercados com frango vencido à venda

Imagem Fiscalização flagra supermercados com frango vencido à venda
Operação do Ministério Público sucedeu trabalho preventivo de orientação, educação e de comerciantes  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/08/2014, às 19h04   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Mais de 58 quilos de carne de frango, entre clandestinas, estragadas ou com prazo de validade vencido; quase 13 quilos de peixe impróprios para o consumo e 29 quilos de manteiga e margarina sem origem declarada ou acondicionados em temperatura inadequada foram apreendidos durante operação de fiscalização realizada pelo Ministério Público estadual e Vigilância Sanitária Municipal ao longo desta semana no Município de Miguel Calmon.



Foto: divulgação


Deflagrada na última segunda-feira, 25, a operação visa coibir a comercialização de carne com origem clandestina e/ou em desacordo com as normas sanitárias e evitar a venda de produtos vencidos ou sem procedência declarada. Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, a ação faz parte de um processo continuado de fiscalização que deve se estender durante todo o mês de setembro. Também foram apreendidos, com validade vencida ou sem procedência, sabão em barra, cervejas, refrigerantes, café, leite, sucos, entre outros.

Cinco supermercados foram visitados apenas ontem, 28, e hoje, 29, e todos apresentaram irregularidades. “Em um dos estabelecimentos inspecionados, foram encontrados mais de dez quilos de carne de frango vencidos há quase um ano, ainda expostos à venda”, afirmou o promotor. Visitas estão programadas ao Centro de Abastecimento, feiras-livres, açougues, restaurantes e outros supermercados.

A operação em Miguel Calmon sucedeu trabalho preventivo de orientação, educação e conscientização de comerciantes e produtores locais, que vem sendo realizado pelo MP desde maio. Ela também é um desdobramento da ação realizada na primeira quinzena de agosto pelo MP e Vigilância Sanitária no município de Jacobina, que resultou na apreensão de 1,17 tonelada de carne estragada, clandestina ou com prazo de validade vencido, e na retirada do mercado de 54 tipos de produtos em condições impróprias para o consumo.

“Por conta disso e da fiscalização realizada em Jacobina, também no mês de agosto de 2014, distante pouco mais de 30 quilômetros de Miguel Calmon, a situação encontrada nesta cidade já foi de menor gravidade”, avaliou Pablo Almeida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp