Denúncia

Terreiro de Candomblé lança campanha de financiamento coletivo após invasão e depredação; confira

Reprodução/Redes Sociais
O financiamento coletivo vai ajudar ao terreiro se reerguer  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 13/02/2023, às 13h04   Yasmim Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Cenário de mais um caso de destruição em terreiros de Candomblé, o Ilê Asè Airá Tolami, localizado no município baiano de Dias D'Ávila, lançou uma campanha de financiamento coletivo, através da plantaforma 'Benfeitoria', para contar com a ajuda de irmãos e irmãs de axé e todas as pessoas que queiram contribuir e abraçar a causa.

"Infelizmente, sofremos mais uma vez com ataques em nossa casa. Eles destruiram o portão principal, todas as portas e portões das casas dos orixás, além de terem furtado itens do terreiro. E agora eu e minha família de axé pedimos a ajuda das pessoas para conseguir recursos para reeguer o Airá Tolami", disse o babalorixá do terreiro, João Marcelo.

Ainda com uma quantidade reduzida de filhos de santo, o zelador da roça relatou que está sendo muito difícil conseguir dividir os custos apenas com quem é da casa, por isso, ele e toda a família Airá Tolami decidiram realizar esse financiamento coletivo para conseguir custear todo o material necessário para o terreiro de Candomblé.

Confira a campanha: 

Vale lembrar que, além das portas, portões e o maquinário que foram furtados, o espaço religioso também custeará, com o financiamento coletivo, câmeras de segurança e cerca elétrica, com o intuito de coibir possíveis ações criminosas.

Os interessados em contribuir com a iniciativa, podem acessar o link: https://benfeitoria.com/projeto/o-ile-ase-aira-tolami-precisa-da-sua-contribuicao-149t e realizar a sua contribuição.

O ataque

Tratado pela polícia ainda como 'furto', o Ilê Asè Airá Tolami foi alvo de invasão seguida de depredação e furto, na noite da última sexta-feira (10). Na ocasião, os criminosos danificaram portas, portões, janelas e outras partes da estrutura do terreiro.

Além disso, adentraram em locais sagrados para furtar.

Veja as cenas de destruição:

Os filhos da casa registraram o crime na delegacia local, no dia posterior, no sábado (11), logo após chegarem ao local e constatarem o ocorrido.

Questionada, a Polícia Civil da Bahia (PC-BA) afirmou, por meio de nota oficial, que "os policiais seguem em oitivas para localizar e prender os autores."

Confira a nota da PC-BA na íntegra:

"Foi registrado neste sábado (11), na 25ª Delegacia Territorial de Dias D’Ávila o furto a um terreiro de candomblé. Conforme relata a comunicante, ao chegar no local, se deparou com as portas arrombadas e subtraíram aparelhos eletrodomésticos, alimentos e objetos de uso pessoal. Os policiais seguem em oitivas para localizar e prender os autores. A Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid)também vai acompanhar o caso."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp