Direto de Brasília

Brasília: Após dia D, clima de ressaca não impede articulações dos deputados

Publicado em 18/04/2016, às 12h22   Luiz Fernando Lima (Twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

O clima na manhã desta segunda-feira (18) na Câmara dos Deputados é de ressaca de ambos os lados, mas se engana quem pensa que o clima esfriou.
O presidente da Casa, Eduardo Cunha, chegou ao gabinete por volta das 11h depois de receber diversos parlamentares para discutir os próximos passos. Conversou também o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) para agendar o ato de entrega do processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff.
Deputados favoráveis ao impeachment fizeram romaria na casa de Cunha e agora no gabinete. Querem acompanhá-lo no ato. A expectativa é que em 48 horas seja instalada a comissão. 
O deputado Paulinho da Força (SD-SP) conversou com exclusividade com a reportagem do Bocão News pouco antes de embarcar para São Paulo.
De acordo com ele, a costura para que a senadora Ana Amelia e o senador Anastasia assumam respectivamente a relatoria e a presidência da comissão na Casa Alta do Congresso Nacional estão encaminhadas.  Paulinho montou a estratégia de manter o governo sobre pressão e para isso está se mobilizando no sentido de fazer com que Cunha aceito outro pedido de impeachment contra a presidente Dilma.
"Estou trabalhando para que seja aceito o pedido da OAB. Eles (governo) dizem que ela pode se recuperar após os 180 dias de afastamento então vamos manter a pressão "
Se é um factoide ou verdade só o tempo irá dizer, mas a estratégia de quem quer Dilma fora do poder está montada.
Benito Gama (PTB-BA) também acredita que é preciso manter a pressão.  Contudo, o parlamentar baiano tem convicção de que não há como Dilma se recuperar deste baque. Para ele, o governo de Michel Temer servirá como transição e será mais produtivo que o da atual presidente. 
"Não tem como se sustentar. Pior que o governo dela também é quase impossível alguém fazer. Já estava na hora de virar esta chave".
Governistas
A bancada de deputados do PT se reuniu na manhã desta segunda-feira (18). A avaliação continua a mesma da noite passada: foram traídos e há um golpe em curso no país.  Prometem manter a mobilização nas ruas e buscar a manutenção do Poder Executivo utilizando todos os instrumentos possíveis. 
Na tarde de hoje haverá uma reunião com os senadores petistas e o Planalto. A direção nacional reúne a Executiva e os parlamentares.
O primeiro dia após a admissibilidade do processo na Câmara ainda está começando. O dia em Brasília promete ser longo para ambos os lados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp