Direto de Brasília

Frota defende relação entre Brasil e China e diz que Bolsonaro deve visitar o país este ano

Henrique Brinco/ BNews
"Da próxima vez, quem vai sou eu. Se não tiver relação com a China, como é que faz?", disse deputado sobre visita ao país asiático  |   Bnews - Divulgação Henrique Brinco/ BNews

Publicado em 01/02/2019, às 12h16   Henrique Brinco* e Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP) defendeu nesta sexta-feira (1°) que o Brasil mantenha relações com a China. Do mesmo partido que ele, o presidente Jair Bolsonaro já fez várias críticas ao país enquanto candidato à Presidência, chegando a dizer que os chineses têm interesse de “comprar o Brasil”.

Recentemente, uma outra polêmica envolvendo a segunda maior economia do mundo acabou provocando rebu dentro do PSL. Considerado guru de Bolsonaro, o filósofo Olavo de Carvalho fez duras críticas a uma comitiva de deputados do partido que viajou até a China para conhecer um sistema de reconhecimento facial usado no país asiático. Chamou o grupo de “semianalfabetos” em um vídeo e disse que adotar a nova tecnologia seria "entregar ao governo chinês as informações sobre todo mundo que mora no Brasil". O caso provocou reações no PSL, que cobrou uma posição do Executivo em relação a Olavo.

Frota foi na contramão do filósofo. Disse que ele mesmo pretende visitar o país em uma eventual nova viagem de deputados para lá. “Eu achei muito legal. Da próxima vez, quem vai sou eu. Se não tiver relação com a China, como é que faz?”, questionou, em entrevista ao BNews, durante a posse dos deputados federais eleitos em Brasília.

Ainda de acordo com ele, além do vice-presidente General Hamilton Mourão, que vai ao país, o próprio presidente Jair Bolsonaro deve visitar a China. “Possivelmente setembro ou novembro pode ser que Bolsonaro vá também”, contou.

Questionado sobre possibilidade de traições a Rodrigo Maia (DEM-RJ), que teria cerca de 350 votos para a eleição de presidente da Câmara, o que lhe daria a vitória, Frota afirmou não acreditar na fidelidade dos deputados. “Esse local aqui é a casa da traição, irmão. Traição sempre rola”, sentenciou.

*Direto de Brasília

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp