Economia & Mercado
Publicado em 26/06/2015, às 15h44 Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)
A companhia aérea United Airlines investiu US$ 100 milhões na Azul Linhas Aéreas em troca de 5% das ações da empresa brasileira. O acordo, anunciado nesta sexta-feira, 26, prevê também o compartilhamento de rotas (codeshare) entre o Brasil e os Estados Unidos e mais alguns países.
A United passará a ter um membro no Conselho de Administração da Azul. O fundador e maior acionista da empresa, David Neeleman, continuará com 67% das ações. A parceria, segundo dizem alguns executivos de ambas as companhias, irá além de um codeshare, e a estimativa é de colocar no mercado os serviços para as novas rotas em até 45 dias. Os usuários do programa de pontos TudoAzul também poderão adquirir tickets dos novos voos.
Mesmo com uma nova parceira, Neeleman não descarta acordos com a JetBlue. "Queremos tudo", disse o executivo. Ele afirma que a companhia não perderá a característica regional e que ampliar a malha aérea de atuação é estratégico.
Neeleman acrescentou que mesmo com voos para os Estados Unidos desde o final de 2014, as rotas da Azul não vão contrapor as da United. "A United não tem voos para Miami, então a parceria irá complementar a malha", diz.
O acordo entre a Azul e a United lembra a movimentação da Gol há quatro anos atrás com a Delta, o que elevará a empresa de Neeleman ao mesmo patamar. O tratado ainda será analisado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Há duas semanas, a Azul anunciou também a aquisição da portuguesa TAP.
Classificação Indicativa: Livre
Motorola barato
Despencou o preço
Super Descontos
Imperdível
Tela dobrável