Economia & Mercado

Petrobras fará corte de cinco mil funcionários terceirizados, afirma jornal

Publicado em 19/09/2015, às 07h37   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

As coisas na Petrobras não vão nada bem e cerca de cinco mil funcionários terceirizados da estatal deverão "pagar o pato". De acordo com o jornal O Globo, a estatal confirmou que fará um corte de 30% dos trabalhadores ligados à área administrativa, sendo essa, uma das metas da empresa para controlar a crise. 
A medida foi incentivada pela queda do preço do petróleo no mercado internacional, da alta do dólar, dos efeitos da Operação Lava-Jato e da perda do grau de investimento pela Standard & Poor’s, a segunda agência a classificar a estatal como grau especulativo.
Ainda de acordo com a publicação, em algumas áreas foram encontrados mais terceirizados que funcionários próprios. O processo de desligamento já começou com a não renovação de alguns contratos e o cancelamento de outros.  Segundo um dos principais executivos da estatal, a Petrobras já trabalha numa forte redução de investimentos com um ajuste em seu Plano de Negócios 2015-2019 em razão da piora do cenário. 
Outra ação no horizonte da empresa é a venda de 25% das ações da BR Distribuidora, iniciativa que foi suspensa diante da piora do mercado. O conselho vai analisar de novo o assunto na reunião do dia 30. Caso não haja apoio à venda de uma fatia ao mercado, a estatal pode optar por buscar um sócio estratégico. O processo mais adiantado de venda de ativos em discussão é o da subsidiária Gaspetro.
Além disso, nos termos de um executivo, a Petrobras intensificará as buscas por um “investidor frio e profissional”, que enxergue o momento do país como oportunidade de investimento a longo prazo.

Publicada originalmente às 11h o do dia 18 de setembro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp