Economia & Mercado

Produção de energia solar no Brasil deve crescer 10 vezes em 2017

Publicado em 05/07/2017, às 18h36   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

 A geração de energia solar fotovoltaica no Brasil irá crescer este ano 10 vezes, em relação a 2016. Até dezembro, a previsão é de que o País chegará à marca de 1000 MW de capacidade instalada, o que coloca o Brasil na lista do seleto grupo dos 30 principais geradores da fonte no mundo. Segundo Rodrigo Sauaia, Presidente Executivo da ABSOLAR, a expectativa é de que a posição brasileira neste ranking mundial esteja entre as 5 primeiras até 2030 em potência instalada anual.

Parte desta energia sairá da Bahia, do município de Bom Jesus da Lapa, onde quatro usinas solares (120MW) receberam na última sexta-feira (30), o aval da ANEEL para operar comercialmente. Quando o maior complexo de geração de energia solar do país da Enel Green Power estiver em pleno funcionamento devem ser gerados um total de 384 MW compostos por 14 parques.

                "Eu creio que o mundo inteiro busca desenvolvimento como sustentabilidade, portanto a questão energética é central neste desafio. A fonte fundamental para promover a energia solar nós temos em abundância em nosso país, agora precisamos aproveitar o potencial existente para atrair uma energia que além de sustentável representa o futuro", afirmou Jaques Wagner, secretário de Desenvolvimento Econômico do estado da Bahia.           

                As políticas para o desenvolvimento do setor solar como tributação de equipamentos e maquinários, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (PADIS) e regras do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) que reúne todas as secretarias de Fazenda estaduais, além da ausência dos leilões e linhas de transmissão também foram pauta entre as autoridades e empresários do segmento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp