Economia & Mercado

Governo pretende adiar reajuste de servidores para fechar as contas em 2019

Reprodução
Expectativa é economizar de cerca de R$ 5 bilhões  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 21/04/2018, às 14h55   Redação BNews



O governo vai ter de postergar para 2020 o reajuste dos servidores públicos previsto para 2019, informa reportagem do Estadão. Tal adiamento será uma tentativa impedir a paralisação da máquina administrativa e dos investimentos públicos no ano que vem 

De acordo com a publicação, se isso ocorrer, cerca de 370 mil servidores de 23 categorias, como professores, militares, auditores da Receita e peritos do INSS, ficarão com os salários congelados. 

De acordo com ministro do Planejamento, Esteves Colnago, a expectativa é que essa postergação gere uma economia de cerca de R$ 5 bilhões.

A medida seria necessária porque o reajuste escalonado negociado pelo governo em 2016, época de inflação mais alta, está em descompasso com a realidade de agora. Mesmo com o IPCA rodando abaixo dos 3% ao ano, o reajuste previsto para 2019 é de até 6,31%. 

O porcentual garante ganho real do poder de compra dos servidores à custa de outros gastos que precisarão ser cortados para que o teto de gastos (regra que limita o crescimento das despesas à variação da inflação) não estoure.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp