Economia & Mercado

Petrobras venderá oito refinarias e diminuirá participação na BR Distribuidora

Agência Petrobras / Stéferson Faria
O presidente Roberto Castello Branco afirmou que quer arrecadar cerca de US$ 15 bilhões com a venda das refinarias  |   Bnews - Divulgação Agência Petrobras / Stéferson Faria

Publicado em 26/04/2019, às 20h20   Redação BNews


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A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (26) que venderá oito das suas 13 refinarias. Em reunião, o conselho de administração da companhia também resolveu diminuir a participação da estatal na BR Distribuidora, que atualmente está em 71%. A rede de postos da corporação no Uruguai também entrou na lista de redução de investimentos.

Segundo o blog do João Borges, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou que quer arrecadar cerca de US$ 15 bilhões com a venda das refinarias. O processo deve ser concluído em um ano e meio. Somadas, elas têm capacidade de refino de 1,1 milhão de barris por dia. 

"Os projetos de desinvestimento das refinarias, além do reposicionamento do portfólio da companhia em ativos de maior rentabilidade, possibilitarão também dar maior competitividade e transparência ao segmento de refino no Brasil", informou a Petrobras. 

Estão incluídas no programa de desinvestimento: a Refinaria Abreu e Lima; a Unidade de Industrialização do Xisto; a Refinaria Landulpho Alves (RLAM); a Refinaria Gabriel Passos (REGAP); a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR); a Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP); a Refinaria Isaac Sabbá (REMAN); a Refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR).

O objetivo da empresa também é reduzir custos. Ela já tinha anunciado que planeja reduzir em US$ 8,1 bilhões os seus custos operacionais. Nesta semana, inclusive, abriu um programa de demissão voluntária.

Quanto à redução na participação da BR Distribuidora, a Petrobras disse que estuda realizar uma oferta pública secundária de ações (follow-on), mas continuará "como acionista relevante". "As diretrizes estão de acordo com os pilares estratégicos da companhia que têm como objetivo a maximização de valor para o acionista, através do foco em ativos em que a Petrobras é a dona natural visando à melhoria da alocação do capital, aumento do retorno do capital empregado e redução de seu custo de capital", acrescentou a companhia.

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