Economia & Mercado

Itaú lança plataforma de pagamentos digitais chamada iti

Reprodução
Lançamento do serviço ocorrerá em julho deste ano   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 13/05/2019, às 13h07   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O Itaú Unibanco, maior banco privado do país, lançou nesta segunda-feira (13) o iti, uma plataforma aberta de pagamentos digitais que funcionará mesmo para quem não é cliente.

O serviço é gratuito dentro da plataforma, e saques e transferências estão isentos até o final do ano, afirma Livia Chanes, diretora do Itaú.

As tarifas vão ser definidas depois, de acordo com o padrão de uso.

O iti pode ser usado em transferências entre pessoas e pagamentos no varejo, por meio de um QR-Code (uma espécie de código de barra). O limite é de R$ 1.000 por dia.

O lojista terá taxa de 1% por transação, que cairá instantaneamente na conta do lojista.

“O iti funciona dentro de um arranjo de pagamento diferente, que existe benefício muito grande para quem recebe”, afirma Márcio Schettini, diretor geral de varejo do Itaú.

As maquininhas da Rede vão ter a opção de exibir o QR-Code para pagamento.

Atualmente, a compra a débito nas principais maquininhas tem taxa de 1,99%. A Rede cobra 3,49% em média para recebimento em dois dias.

Com o aquecimento da guerra das maquininhas, no final de abril, pela Rede, PagSeguro e Cielo passaram a oferecer pagamento instantâneo a seus clientes.

O lançamento do iti será em julho de 2019.Segundo Chanes, o cadastro será apenas por biometria. Além de informar nome, ele fará uma selfie que servirá para identificar. Inicialmente não haverá exigência de envio de documentos.

O primeiro produto do iti será a conta de pagamentos, mas o Itaú espera incorporar à plataforma novos serviços, como crédito e investimento. 

O primeiro deve ser um cartão de débito ou pré-pago, para permitir o uso do dinheiro fora da plataforma.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp