Economia & Mercado

Tributação da energia solar vai reduzir empregos na Bahia, alerta deputado

José Cruz/Agência Brasil
A iniciativa da Aneel também desestimula as políticas voltadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento da economia, já que deve encarecer o uso de energia solar no Brasil  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 27/10/2019, às 23h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de tributar energia solar foi criticada pelo deputado federal Leur Lomanto Jr (DEM). Na avaliação do parlamentar, a taxação desestimula as políticas voltadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento da economia, já que deve encarecer o uso de energia solar no Brasil.

Outro problema apontado pelo deputado é que a redução nos subsídios retira incentivos para empresas que estão investindo na Bahia. Consequentemente, isto impactará na geração de empregos no estado. Leur debaterá o assunto na Câmara Federal, defendendo a extinção da proposta.

"Essa proposição da Aneel vai inviabilizar a modalidade que permitiu aos consumidores brasileiros gerarem e consumirem a própria eletricidade em suas residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e propriedades rurais. Entidades e especialistas da área já calculam uma perda de 60% na economia daqueles que investem na geração de sua própria energia. O fato é que isso impacta nos setores que fazem uso da energia solar, consequentemente reduz as oportunidades de trabalho, o que é lamentável", apontou o deputado. 

A energia solar é considerada limpa e renovável. Ela não provoca poluição nem danos ao meio ambiente. A Agência abriu uma consulta pública sobre a taxação e a mudança nas regras. A pesquisa irá até o dia 30 de novembro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp