Economia & Mercado

Após queda recorde do Real, Paulo Guedes ironiza situação econômica com coronavírus

Agência Brasil
Valor da moeda é o menor registrado no período desde 1999  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 06/03/2020, às 11h23   Redação BNews



O ministro da Economia, Paulo Guedes, atribuiu a queda recorde do Real ao surto de coronavírus e disse, ainda, que a moeda norte americana pode chegar a R$ 5, caso a epidemia da doença chegue ao país

"Se eu realmente estragar tudo, pode atingir esse nível de 5 reais por dólar. E, se eu fizer muitas coisas certas, isso se fortalecerá”, disse o ministro durante uma coletiva à imprensa.

Guedes afirmou também que a moeda brasileira tem perdido força muito em razão do impacto do coronavírus sobre a economia, o que leva a uma mudança na percepção de risco do país. O Real caiu para uma baixa recorde intradiária de 4,6655 por dólar nesta quinta-feira (5).

Os formuladores de políticas venderam US$ 3 bilhões em swaps cambiais, nesta quinta, em três leilões separados. A intervenção, no entanto, não foi suficiente para aliviar a pressão sobre a moeda brasileira, que tem sido arrastada para baixo.

O Real atingiu repetidamente novos mínimos desde o início de fevereiro. O Banco Central já vendeu US $ 7,5 bilhões em swaps cambiais, o que não impediu que a moeda tivesse o pior desempenho do mundo este ano, abaixo de 13%.

"O Real é dissociado dos pares devido a menores taxas de juros e taxas", disse Carlos Kawall, diretor de Relações Institucionais do Banco ASA de São Paulo e ex-secretário do Tesouro. "O dólar está indo apenas para um lado e há apenas um vendedor, o Banco Central."

O real caiu 13,3% neste ano, o pior resultado desde 1999, e está com o desempenho abaixo do esperado devido ao apelo reduzido de transporte, dado que as taxas locais caíram para um recorde de 4,25%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp