Economia & Mercado

Desemprego sobe e atinge 12,3 milhões de brasileiros, diz IBGE

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Segundo o instituto, número ainda não representa os efeitos do coronavírus  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 31/03/2020, às 09h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

No primeiro tremestre do ano, encerrado em fevereiro, foram contabilizados 12,3 milhões de brasileiros desempregados, de acordo com dados divulgados pelo Instituo Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

O número representa um aumento de 11,2% em relação ao trimestre anterior, e cessou a sequência de queda na taxa.

Este aumento, contudo, segundo especialistas, não tem relação com o surto de coronavírus. Adriana Beringuy, analista do IBGE, explica que existe um fator sazonal em todo o início de ano, que implica na redução de empregos formais.

“É normal que no início do ano ocorra essa interrupção, porque já vínhamos numa trajetória de taxas declinantes no fim do ano. Não tínhamos visto essa reversão em janeiro, no entanto, ela veio agora no mês de fevereiro, provocada por uma queda na quantidade de pessoas ocupadas e um aumento na procura por trabalho”, descreve.

Apesar do alto número de desempregados, a taxa caiu em relação ao mesmo período de 2019, que registrou 12,4% em fevereiro. Adriana pontua que a queda na ocupação, que normalmente vem das demissões no comércio neste período pós-Natal, desta vez foi influenciada por outros setores.

São eles a construção (-4,4%), administração pública (-2,3%) e também os serviços domésticos (-2,4%), por exemplo. As informações são da Revista Veja.

“A construção não sustentou o movimento de recuperação que ela vinha apresentando no fim do ano passado. Já a administração pública tem uma sazonalidade, pois ela dispensa pessoas no fim e no início do ano em função de términos nos contratos temporários das prefeituras, nas áreas de educação e saúde, retomando as contratações a partir de março, após a aprovação dos orçamentos municipais. O serviço doméstico está muito ligado ao período de férias das famílias, as dispensas das diaristas, já que muitas famílias viajam, interrompendo a demanda por esse serviço”, avalia a analistsa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp