Economia & Mercado

Sobe para 43% os domicílios que recebem auxílio emergencial em junho, aponta IBGE

Leonardo Sá/Agência Senado
A região Nordeste registrou o maior percentual de pessoas afastadas do trabalho devido ao distanciamento social   |   Bnews - Divulgação Leonardo Sá/Agência Senado

Publicado em 23/07/2020, às 09h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou na manhã desta quinta-feira (23) que 43% dos domicílios brasileiros receberam algum tipo de auxílio emergencial relacionado à pandemia do novo coronavírus no último mês de junho. 

O índice corresponde a 29,4 milhões de domicílios e leva em conta programas como auxílio emergencial e o benefício emergencial de preservação do emprego e da renda. Em maio, esta porcentagem representava 38,7% - correspondente a 26,3 milhões de domicílios contemplados. 

Também segundo o Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19 (PNAD Covid-19) -  uma versão da PNAD contínua -, o valor médio do benefício foi de R$ 881 por domicílio, e as regiões Norte (60%) e Nordeste (58,9%) tiveram o maior percentual de abrangência. 

O IBGE também registrou uma queda no número de trabalhadores afastados por causa da pandemia. O percentual era de 18,6% em maio, mas agora representa 14,2% dos ocupados, totalizando 11,8 milhões de pessoas.

O Nordeste teve o maior percentual de pessoas afastadas do trabalho devido ao distanciamento social (20,2%), seguido pela região Norte, (17,1%). Já a região Sul foi a menos afetada (7,8%).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp