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Shoppings de Salvador comemoram reativação de 90% das lojas e crescimento de frequentadores

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O Natal terá um protocolo específico e as pessoas precisarão ver a “magia” desta época de formas diferentes  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 26/10/2020, às 21h35   Márcia Guimarães


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Após três meses da reabertura dos shoppings em Salvador, o movimento de frequentadores e a reativação das lojas têm aumentado progressivamente e ajudado na recuperação dos postos de trabalho e da economia. De acordo com a Associação Brasileira de Shoppings Centers, 90% dos comércios que estavam abertos antes da pandemia voltaram a funcionar na capital baiana e esse percentual chega a quase 97% em algumas cidades do interior do estado. 

No quesito usuários, eram 35% dos frequentadores quando os centros comerciais reabriram e pulou para 60% apenas três meses depois. Podem haver variações nesses números, pois cada shopping possui particularidades, como localização, por exemplo.

“Quando reabrimos, tivemos uma queda de 60% do faturamento em relação a 2019. À medida que foi flexibilizando mais, como abrindo aos domingos, colocando 100% das vagas de estacionamento disponíveis, liberando os provadores e a praça de alimentação, as vendas foram melhorando. Não teremos em dezembro o mesmo patamar do ano passado, mas estamos evoluindo de um modo geral. Os segmentos de supermercados, eletroeletrônicos e de farmácias, por exemplo, já estão até maiores do que em 2019”, afirma o coordenador regional da Associação Brasileira de Shopping Centers, Edson Piaggio.

Em entrevista nesta segunda-feira (26) ao apresentador José Eduardo, na Rádio Metrópole, Piaggio destacou o “ambiente seguro dos shoppings, do ponto de vista epidemiológico”, e a relação afetiva que os usuários cultivam com esse tipo de centro comercial, diversas vezes aproveitado para encontro de amigos. Ele também adiantou o Natal terá um protocolo específico e as pessoas precisarão ver a “magia” desta época de formas diferentes. 

“Estamos preparados [os shoppings] para o Natal. Não vamos ter o Papai Noel abraçando as crianças, mas ele estará lá saudado elas de longe. A decoração será mais contemplativa do que interativa. O lojista sente isso demais, pois há estratégias que ajudam nas vendas, mas estamos em um período de excepcionalidade”, elenca.

Ele acredita que, em dezembro, as lojas em shoppings devem ter uma queda de 10% em relação a 2019, o que é uma previsão positiva em um período tão turbulento causado pelo coronavírus. Outro ponto destacado por Piaggio é que o mercado anseia o retorno do funcionamento com o horário estendido, das 9h às 22h, pois “o consumidor precisa de flexibilidade”.

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