Economia & Mercado

Brasil deve deixar ranking das dez maiores economias em 2020, avalia pesquisa Ibre/FGV

Marcos Santos/USP Imagens
Trabalho considera projeções feitas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em outubro  |   Bnews - Divulgação Marcos Santos/USP Imagens

Publicado em 09/11/2020, às 14h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A economia brasileira pode deixar de figurar entre as dez maiores do mundo em 2020, sendo ultrapassada por Canadá, Coreia do Sul e Rússia.É o que concluiu um levantamento realizado pelos pesquisadores do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) Marcel Balassiano e Claudio Considera.

A dupla realizou seu trabalho a partir de projeções feitas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). A divulgação do trabalho foi antecipada pelo Valor Econômico e também divulgada por O Estado de São Paulo. 

Projeções feitas pelo FMI em outubro, a crise da covid-19, e seus impactos na economia mundial, faria o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cair de US$ 1,8 trilhão para US$ 1,4 trilhão até o fim de 2020. 

Além dos efeitos da pandemia, o Brasil viu o Real se tornar umas das moedas que mais se desvalorizou este ano. Do começo de 2020 até o final de outubro, o câmbio se desvalorizou 40% em relação ao patamar em que o dólar estava no fim de 2019.  

Os economistas ressaltam que, considerando a métrica do dólar, a economia brasileira passaria da nona maior do mundo ano passado para a 12ª maior este ano. 

Balassiano avalia que a mudança de posição pode ser explicada principalmente pela variação cambial, que acaba ocasionando o aumento do risco Brasil - sobretudo por conta dos problemas fiscais que o País enfrenta.

"Isso deve acontecer, quando se considera o dólar corrente, muito mais pela forte desvalorização do real frente ao dólar do que pela queda da atividade econômica. Tanto que pela via do dólar por poder de compra, a mudança não é tão brusca", explica.

O economista acrescenta que a queda do ranking das maiores economias, reflete os riscos locais que o  Brasil representa para os investidores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp