Economia & Mercado

Maia cobra propostas do governo para organizar contas públicas

Reprodução/Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Na avaliação do democrata, se isso não for feito o País corre risco de viver uma recessão no ano que vem aos moldes da de 2015 e 2016  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Publicado em 29/11/2020, às 15h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) cobrou neste domingo (29) que o governo federal apresente suas propostas para organizar as contas públicas. Na avaliação do democrata, se isso não for feito o País corre risco de viver em 2021 uma recessão aos moldes da de 2015 e 2016.

De acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo, as declarações foram dadas pelo parlamentar após votar em uma escola da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ele criticou também a antecipação da discussão sobre a reeleição para a Câmara dos Deputados e Senado Federal.

"Não sou candidato à reeleição (na Câmara). O que o Brasil deveria estar vendo neste momento não é eleição nem na Câmara nem no Senado, era a agenda do Congresso Nacional que esperamos que, a partir de hoje à noite, com as urnas fechadas, o governo apresente quais são as suas propostas para organizar as contas públicas brasileiras", disse.

Maia afirmou ainda que o País precisa acelerar reformas e projetos, e que aguarda isso “desde antes do primeiro turno”. Maia lamentou que o governo tenha deixado para olhar para essas questões após o segundo turno. “Nosso temos tempo é curto, e há problemas graves a serem enfrentados e resolvidos", acrescentou.

Segundo o presidente da Câmara, não apenas o crescimento do endividamento preocupa, mas o déficit público e a necessidade de aprovação do Orçamento dentro do teto de gastos. 
Maia não quis comentar se concorrerá à reeleição para a presidência da Câmara se o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar favorável essa possibilidade.

 "A Constituição não permite que eu seja candidato... O julgamento do Supremo não sou eu que decido, eu não trabalho por hipóteses", afirmou. Questionado sobre a possibilidade de concorrer em 2022 à Presidência da República, Maia desconversou. "Estou mais preocupado para organizar as contas públicas para o Brasil sobreviver em 2021", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp