Economia & Mercado

Acionistas aprovam fusão da Peugeot e Fiat, criando a 4ª maior montadora do mundo

Divulgação
Valor estimado da nova empresa é de US$ 50 bilhões   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/01/2021, às 18h04   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Acionistas da PSA, dona da Peugeot, e da Fiat Chrysler (FCA) aprovaram à fusão das montadoras nesta segunda-feira (4). Este é um dos últimos passos para a criação da quarta maior montadora de veículos do mundo, com valor de mercado estimado em US$ 50 bilhões. O objetivo da fusão é ter melhores ferramentas para enfrentar os desafios tecnológicos da indústria automotiva no mundo.

De acordo com O Globo, o negócio envolve troca de ações entre as duas empresas e prevê que cada uma fique com metade da nova companhia. A nova empresa automotiva chamada de Stellantis, com vendas estimadas de 8,7 milhões de veículos ao ano, ficará atrás da alemã Volkswagen, da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e da japonesa Toyota.

Ainda de acordo com O Globo, todos os acionistas da PSA apoiaram o negócio em uma segunda reunião realizada on-line com uma taxa de aprovação de 99,85% entre os votos expressos. No início da tarde, 99,15% dos acionistas da FCA também votaram a favor da iniciativa.

"Estamos prontos para esta fusão", disse o presidente-executivo da PSA, Carlos Tavares, que assumirá o comando do grupo resultante da fusão. Será da responsabilidade dele recuperar os negócios da montadora na China, racionalizar o grupo em expansão e lidar com um enorme excesso de capacidade, bem como se concentrar em novas tecnologias como eletrificação, direção autônoma e conectividade.

A nova empresa Stellantis terá mais de 400 mil funcionários e reunirá 14 marcas emblemáticas, como Citroën e Maserati (que já estiveram unidos brevemente há 50 anos), Fiat e Opel, Peugeot e Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, ou Jeep.

No Brasil, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) disse em um documento em seu site que aprovou a operação sem restrições.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp