Economia & Mercado

Governo deve suspender incentivos da Dow

Imagem Governo deve suspender incentivos da Dow
A medida é contra a decisão unilateral da empresa de fechar a unidade de TDI do pólo petroquímico de Camaçari  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/04/2012, às 07h22   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do Estado vai suspender por 90 dias todos os benefícios fiscais concedidos as duas fábricas da Dow Química que continuam em funcionamento na Bahia.  A medida será aprovada na reunião do conselho do Desenvolve que será realizada no próximo dia 10 de abril.  

A informação é do Secretário de Indústria, Comércio e Mineração que, em contato com o Bahia Econômica, confirmou o desapontamento do governador com a decisão unilateral da empresa de fechar a unidade de TDI do pólo petroquímico.

Segundo o Secretário, o governador Jaques Wagner vinha se empenhando diretamente no sentido de evitar o encerramento das atividades da fábrica. Sabendo da importância da empresa para a cadeia produtiva petroquímica, o governador conseguiu junto ao governo federal que a empresa fosse  beneficiada com processo de anti-dumping,  ajudou na renegociação do preços dos insumos e viabilizava um novo pacote de incentivos no âmbito do Desenvolve para reduzir a carga tributária da empresa.

No entanto, em meio às negociações, a Dow  tomou a decisão unilateral de fechar sua unidade, prejudicando seis empresa no pólo que utilizavam a matéria-prima produzida. Empresas como a Fafen, a Dupont e a própria Braskem serão prejudicadas.

O secretário James Corrêa afirmou que a suspensão dos benefícios fiscais se insere numa política de reciprocidade e disse que a Dow agiu de forma irresponsável.  “ Foi irresponsabilidade deles, pois estávamos em processo de negociação e em busca de outro grupo que pudesse assumir o controle da unidade empresarial".

Além da planta de TDI em Camaçari, a Dow possui uma unidade industrial em Candeias, que inclui um porto privado, e  outra em Luís Eduardo Magalhães.  A suspensão dos benefícios fiscais causará uma grande perda de receita para a Dow, mas o Secretário afirma que os incentivos fiscais não são dados a uma unidade industrial  isolada, mas ao grupo empresarial cujos projetos beneficiam o Estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp