Economia & Mercado

Indústria brasileira apresenta crescimento pífio

Publicado em 10/04/2012, às 13h01   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A produção industrial brasileira cresceu em sete dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na passagem de janeiro para fevereiro. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (10).

A Bahia apresentou redução de atividade de 0.6% no mesmo período, com apontou o levantamento. Pernambuco, estado sempre utilizado como comparativo também não se saiu bem. Lá a queda foi de 0.5%. O nordeste, enquanto região cresceu modestos 0.8%.

O estado do Pará impressionou os pesquisadores ao apresentar a maior alta proporcional. O crescimento da atividade foi de 6.2%, um mês a indústria paraense havia caído 13.3%. Daí o crescimento relativo superior aos demais estados.

A média nacional ficou em 1.3%. Rio de Janeiro (3,7%), Minas Gerais (3%), Ceará (2,5%) e São Paulo (1,5%) apresentaram percentuais acima da média de todo o país.

Entre os piores ficaram Paraná (-7,7%), Goiás (-3,9%), o Rio Grande do Sul (-3,5%), a Bahia (-0,6%), Pernambuco (-0,5%), o Amazonas (-0,4%) e Santa Catarina (-0,2%).

Na comparação com fevereiro de 2011, oito dos 14 locais apresentaram diminuição na produção. O documento do IBGE destaca que o resultado pode ter sido influenciado pelo chamado efeito calendário, já que fevereiro de 2012 teve um dia útil a menos do que o mesmo mês do ano anterior.

O Rio de Janeiro (-9%), o Amazonas (-8,3%), São Paulo (-6,6%), Ceará (-6%) e Santa Catarina (-4,5%) foram os locais com as principais quedas, superiores à média nacional (-3,9%) no período.

Com informações da Agência Brasil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp