Economia & Mercado

Tucanos são paulistas. Fieb é baiana

Imagem Tucanos são paulistas. Fieb é baiana
Federação se posiciona contra ação movida por Geraldo Alckmin  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/09/2012, às 08h01   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


O empresariado do Norte e Nordeste sempre desconfiou que o PSDB é “um partido paulista”. Agora, como revela o colunista do jornal A Tarde, Levi Vasconcelos, a prova cabal foi dada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O tucano tenta derrubar as leis baianas de incentivos fiscais através de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins).

De acordo com o colunista de A Tarde, a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) resolveu defender a legislação baiana e apoia o governo no processo que corre no Supremo Tribunal Federal. Como a Fieb, escreve Levi Vasconcelos, representa segmento industrial, que será frontalmente atingido caso as Adins de Alckmin tenham sucesso, pode entrar como parte interessada.

Além da Bahia, o ataque paulista atinge Amazonas, Santa Catarina, Rio e Mato Grosso do Sul, estados que concedem inventivos fiscais relativos à desoneração de ICMS sem autorização do Confaz, mediante convênios. Na Bahia, as leis existem há mais de dez anos, uma situação já consolidada. O presidente da Fieb, José Freitas Mascarenhas declarou ao colunista do impresso que o questionamento pode criar um clima DCE insegurança jurídica.

Levi Vasconcelos lembra ainda que o grosso do empresariado do Norte e Nordeste sempre desconfiou que apoiar José Serra (em 2002 e 2010) e Geraldo Alckmin (2006) seria fazer gol contra em favor dos paulistas. Por isso fizeram carga com Lula e Dilma nas trás disputas presidenciais. Alckmin justifica o receio.


Foto: Roberto Viana // Bocão News

Matéria originalmente postada às 07h:35 do dia 22/09

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp