Economia & Mercado

Trimestre positivo ajuda Bahia a fechar 2012 com crescimento de 3,1%

Roberto Viana / Bocão News
Serviços puxaram aumento do PIB, enquanto agricultura teve desempenho decepcionante  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana / Bocão News

Publicado em 02/03/2013, às 08h42   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)



O Governo do Estado apresentou na manhã desta sexta-feira (1) o balanço do crescimento do PIB baiano no último trimestre de 2012. O resultado de crescimento de 4,9% em comparação aos últimos 3 meses do ano passado ajudou a Bahia a fechar as contas de 2012 com um crescimento geral de 3,1%.
O resultado chega perto da previsão marcada no final de 2011, que esperava um crescimento de 3,7% para o ano passado. O resultado reafirma a tendência nacional de que as regiões mais pobres do brasil tenham índices de crescimento maiores que as mais desenvolvidas. Em média, a economia nacional teve um crescimento de 1,4%, enquanto o ano marcou apenas 0,9%. De uma maneira geral, a Bahia teve rendimentos notavelmente maiores que os do país.
Novamente, o setor de serviços foi o “carro-chefe” do crescimento estadual este ano, com 4,4% de alta. Uma vez que o setor corresponde a 64% da economia baiana, o impacto é valorizado. Já a Indústria cresceu 8,1%, com grande destaque ao setor de transformação, com aumento de rendimentos da ordem de 12,8% e Construção Civil com 3,7% de crescimento.
Por outro lado, os grandes déficits do setor de Agropecuária frearam um maior desempenho do PIB na Bahia. A atividade teve uma queda de 9,2% no 4º trimestre. De acordo com o diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos (Sei) do governo, a seca foi a responsável pela desvalorização do setor. Os maiores prejudicados foram o algodão (-20%), soja (-8,5) e Feijão (-4,4).

Postada às 12h42 do dia 1º de fevereiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp