Economia & Mercado

Soteropolitano vai pagar meia no ônibus no domingo

Imagem Soteropolitano vai pagar meia no ônibus no domingo
Todos os ônibus da cidade cobrarão R$ 1,40 do passageiro aos domingos a partir do dia 31  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/03/2013, às 17h58   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp


Neste domingo (31), o usuário do transporte público em Salvador terá uma novidade. Quem pegar ônibus durante todo o dia pagará meia passagem não importa qual condução tome até o fim do dia. Entretanto, deverá pagar a passagem com dinheiro e não poderá usar vale-transporte ou Salvador Card para isto. A novidade foi instituída na tarde desta quarta-feira (27) após assinatura de decreto municipal por parte do prefeito ACm Neto (DEM).
O democrata argumentou que o projeto, batizado “Domingo é Meia”, saiu por dois motivos. O primeiro por ser uma promessa da campanha do ano passado e, por último, para presentear a cidade, que esta semana faz 464 anos de vida. O prefeito disse que já havia previsto a desconfiança inicial da população e garantiu que a medida não é uma desculpa para que seja permitido um reajuste estratégico da passagem.
“Estou garantindo neste momento que não haverá aumento de passagens em 2013. Os custos do programa não serão repassados para o usuário”, comprometeu-se o prefeito. Ele surpreendeu ao afirmar que o decreto não foi precedido de nenhuma negociação, contrapartida ou subsídio por parte da prefeitura. Segundo Neto, as empresas de ônibus estão construindo com a prefeitura uma “nova relação” em que acreditam que haverá maior ordenamento e, consequentemente, aumento da arrecadação.
Além disto, o prefeito disse que o poder público usará de dispositivos para fiscalizar a movimentação da frota e que acredita pessoalmente que para haver aumento da arrecadação no domingo, as empresas deverão aumentar a frota, o que beneficiará a população. Já o secretário municipal de Urbanismo e Transportes, José Carlos Aleluia, disse que o decreto é o início de uma “retomada do poder de concessão” da prefeitura junto ao serviço de ônibus.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp