Economia & Mercado

Aumenta perda de renda e ingresso na informalidade entre brasileiros mais escolarizados

Divulgação / Pixabay
Estudo entre brasileiros mais escolarizados indica perda de renda de 16,7%  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 03/09/2023, às 17h30 - Atualizado às 17h54   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Nos últimos dez anos, o aumento na perda de renda e o crescimento da informalidade entre brasileiros mais escolarizados chegou a 16,7%.

É a conclusão do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC).

De acordo com a pesquisa, “jovens e adultos que estudaram de 12 a 16 anos (ou mais) tiveram perda de renda mais acentuada que os menos escolarizados e a informalidade aumentou abruptamente, atingindo também pessoas que estudaram de 9 a 11 anos”.

Fernando Veloso, um dos autores do trabalho de pesquisa, afirmou, em reportagem do Jornal Folha de São Paulo: "O ensino superior está dando menos retorno no Brasil; uma novidade muito ruim. É um claro indicador de uma economia pouco dinâmica, com empresas pouco ativas, e com outras mais produtivas que não crescem".

"As pessoas olham o mercado de trabalho e acham que está bombando. Mas ainda não atingimos os rendimentos do pré-pandemia. Estamos gerando empregos ruins, que pagam pouco. Agora, essa novidade. Ela pega os com maior escolaridade, justamente os que pareciam mais protegidos", conclui Veloso.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp