Economia & Mercado

Bnews ESG: Brasil poderá ter primeira ferrovia de curta distância; entenda

Divulgação / Pixabay
Projeto de ferrovia terá emissão menor de gás carbônico  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 02/10/2023, às 12h21 - Atualizado às 12h24   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Brasil poderá ter primeira ferrovia de curta distância, projetada pelo grupo mineiro Cedro Participações, que ligará os municípios de Itaúna e São Joaquim das Bicas, no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, aos trilhos da MRS Logística, em direção a portos do Rio e de São Paulo.

A ferrovia terá 32,4 km e custará R$ 1,8 bilhão à empresa que arcará com a construção, com emissão menor de CO2.

O projeto já foi apresentado para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela regulação do setor, e protocolado dentro das regras de novas regras para ferrovias no país. A iniciativa poderá substituir 2,5 mil carretas que circulam diariamente na região.

A Cedro Participações é liderada pelo empresário Lucas Kallas, que, segundo reportagem do Valor Econômico, aguarda a anuência da agência “para dar partida a todos os procedimentos para viabilização da obra, como licenciamento ambiental, apresentação do projeto aos potenciais usuários e também às comunidades da região”.

“É um investimento emblemático para a mineração de ferro em Minas Gerais. Ele traz benefícios sociais e ambientais à região onde será construído, além de oferecer frete inferior aos futuros usuários”, esclareceu Kallas ao Valor.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp