Economia & Mercado

BNews Gastrô: Comida di Buteco deve impactar ao menos 35 mil pessoas em Salvador e Lauro

Divulgação // Aline Loureiro
Concurso gastronômico é um convite para as pessoas conhecerem a essência dos botecos de Salvador e Lauro de Freitas  |   Bnews - Divulgação Divulgação // Aline Loureiro
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 11/04/2024, às 13h09


FacebookTwitterWhatsApp

A 16ª edição do Comida di Buteco, renomado concurso gastronômico que acontece em mais de 40 cidades no Brasil, está movimentando a capital baiana desde o último dia 5 de abril, e segue até 5 de maio.

Confira mais notícias na editoria BNews Gastrô!

Para 2024, o mote do concurso é ‘Somos Todos Buteco!’. Uma das grandes novidades é que além de Salvador, a cidade de Lauro de Freitas foi incluída no concurso. São, ao todo, 56 bares distribuídos com pratos a um preço fixo de R$ 35,00.

Confira a lista completa dos bares participantes em Salvador e Lauro de Freitas!

A organização lançou aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática livre na criação dos petiscos, deixando os ingredientes e a inovação por conta de cada um, dando vida à sua identidade e originalidade.

O Comida di Buteco abrange mais de 24 circuitos e tem “a missão clara de transformar vidas através da valorização da cozinha de raiz, considerando os botecos como extensões de nossas casas”. Essa é a definição dada por Max Rogers, Coordenador regional do concurso.

.

Fundado em 2000, na cidade de Belo Horizonte, inicialmente com apenas 10 participantes, o Comida di Buteco hoje conta com a participação de 1.000 estabelecimentos em todas as regiões do país, refletindo seu crescimento e impacto nacional.

.
Bar Koisa Nossa - Trajetoria Salvador

Max Rogers explicou, em entrevista ao BNews Gastrô, como é o processo de escolha das cidades que participam do concurso. “O processo do concurso envolve várias etapas para chegar a cidades novas, desde a seleção dos botecos, a captação de parceiros estratégicos, o planejamento de mídia e a negociação com os veículos de comunicação, além da oferta de cursos de capacitação e treinamento gratuitos aos participantes”, disse. Max complementou exaltando a culinária baiana: “Salvador foi escolhida em 2008 por tudo que representa, cultura, movimento, arte e, o principal, a culinária regional e afetiva”.

.
Brazero Steak House - Bolinho Brikiest

Segundo o representante do concurso, a demanda crescente levou ao aumento do número de botecos participantes para a atual edição. A seleção é feita através da equipe do Comida di Buteco, que recebe as indicações por meio dos canais oficiais (Site, Instagram etc.). “É feita uma entrevista presencialmente com esses bares indicados para saber se realmente têm o perfil que chamamos de espontâneos, basicamente são aqueles pequenos negócios dirigidos por famílias”, destacou Max Rogers.

.
Bar das Meninas - Pula Cerca Salvador

O Comida di Buteco tem como objetivo principal resgatar os bares autênticos de cada cidade, além de “resgatar e enaltecer a culinária tradicional de cada região, promovendo o desenvolvimento dos micros e pequenos negócios locais”, salientou.

Uma característica que diferencia o Comida di Buteco de outros concursos, segundo Rogers, é a exigência de que os estabelecimentos participantes sejam operados pelos próprios proprietários, “muitas vezes em estruturas familiares, destacando o aspecto comunitário e familiar dos botecos”.

.
Maré Gastronomia Afrofuturista - Mini-Po’boys

Questionado sobre os impactos do Comida di Buteco na economia, o coordenador falou com empolgação ao BNews Gastrô: “Em 2023, alcançamos resultados impressionantes em todo o Brasil, movimentando 300 milhões na cadeia de valor, gerando mais de 10 mil empregos diretos, com 1 milhão de votos recolhidos e mais de 10 milhões de pessoas atingidas. Para 2024, com a edição atual, a perspectiva é ultrapassar os atuais números”.

.
O Boteco do Bocca - Veraneio

Além de todos os objetivos citados – e alcançados – pelo concurso, um dos fatores mais importantes é aproximar o grande público da gastronomia, além do fomento à economia. “Com o valor do petisco a preço único de 35 reais, é uma pauta que acontece todos os anos e pode ser explorada do ponto de vista da importância da ‘economia criativa’ para o fomento sócio-econômico das cidades, ou seja, gera acesso a todo público”.

Max Rogers também da grande expectiva gerada em torno do concurso na capital baiana: “É ótimo ver o crescimento do Concurso na capital baiana. Em 2024, a expectativa do Comida di Buteco é levar 35 mil butequeiros para conhecer a essência dos botecos de Salvador e poder contar as histórias de uma culinária tão especial. Esperamos movimentar as cozinhas dos botecos, atrair o maior público possível e juntos viver uma experiência única”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp