Economia & Mercado

Caixa toma decisão sobre cobrança de Pix para pessoa jurídica

Marcelo Casal Jr / Agência Brasil
Decisão foi tomada pelo governo federal após repercussão  |   Bnews - Divulgação Marcelo Casal Jr / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 20/06/2023, às 13h56


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que a Caixa Econômica Federal suspenda a cobrança de tarifa sobre transferência via Pix para cliente pessoa jurídica.

Na noite da última segunda-feira (19), o banco havia comunicado que a partir de 19 de julho passaria a cobra uma taxa apenas para empresas privadas. O anuncio irritou integrantes do governo. A repercussão negativa nas redes sociais ajudou a causar causando preocupação no Palácio do Planalto.

Por conta disso, a ordem do Palácio do Planalto foi para que a Caixa suspenda o anúncio pelo menos até uma decisão do presidente Lula, que cumpre agenda na Europa.

De acordo com o jornal O Globo, internamente, a Caixa demonstra preocupação com a repercussão negativa e "desinformação" sobre a medida.

Em nota, a Caixa destacou que a cobrança às empresas já “é realizada por outras instituições financeiras” e autorizada pelo Banco Central desde de novembro de 2020.

“A Caixa não realiza cobrança de tarifa Pix de seus clientes pessoa física, de microempreendedores individuais (MEI) e de beneficiários de programas sociais”, diz o banco em nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp