Economia & Mercado

Caso XP: Empresário perde bolada em investimentos e foi tratado como 'criminoso'

Divulgação
Em e-mail empresário afirmou que foi “ignorado” e “satirizado” enquanto perdia fortuna com a XP Investimentos  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 07/02/2024, às 19h57


FacebookTwitterWhatsApp

O empresário Marcos Varotti, após perder milhões em aplicações na XP Investimentos, tentou contatar o fundador da corretora, Guilherme Benchimol. No e-mail enviado para o CEO da XP, o investidor informou ter sido 'ignorado' e 'satirizado' enquanto os seus recursos estavam em queda livre.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Varotti é um dos empresários que investiram na XP e acionaram a empresa na Justiça por causa dos prejuízos milionários com as operações financeiras. Os empresários acusam a corretora de agirem com práticas abusivas que acabaram por resultar em perdas de patrimônio e dívidas com a própria corretora.

Por parte de Marcos Varotti, houve um investimento de R$ 8,5 milhões com a XP. Desse valor, a corretora teria feito operações não autorizadas pelo empresário. O intuito seria de alavancar os investimentos. Após perceber a perda, Varotti comunicou o rompimento com a empresa por um e-mail direto ao fundador da empresa.

O conteúdo do e-mail dizia: "Na data de hoje fui 'obrigado' a realizar as liquidações dos financiamentos ampliados que eu não reconheço de forma alguma como já disse por inúmeras vezes para não seguir sendo enquadrado indevidamente pela XP e, com isso, seguir perdendo ainda mais", disse o empresário.

Critica à XP

Na sequência do e-mail Varotti criticou a corretora e disse que a empresa falha com ele desde 2016. "Ocorreram inúmeras falhas em minha conta desde o ano de 2016 e, não bastasse a XP ter me tirado mais de R$ 18.000.000,00 com cobranças totalmente absurdas e incorretas, eu ainda fui pisoteado pela XP e por seus assessores de investimento, que ignoraram minhas reclamações e não deram ouvido a nenhuma de minhas afirmações”, pontuou o empresário.

Além disso, o empresário reforçou que não partiu dele a contratação de nenhum serviço extra junto a XP Investimentos. "Repito que não os contratei e o contrato que me foi enviado não foi por mim assinado. Não tinha conhecimento disso como também já disse, inúmeras vezes, jamais aceitaria em sã consciência contratar um serviço com cobrança de 5% ao mês que é uma taxa maior do que taxa de agiotas", pontuou Varotti 

Já em outro e-mail enviado para o CEO da XP, o empresário afirmou que fizeram pouco caso das reclamações feitas por ele e que todos serão acionados na Justiça. "Fui muitas vezes ignorado e até satirizado por pessoas que serão uma a uma processadas e, custe-me o que me custar, terão que responder cível e criminalmente pelos prejuízos, abusos e desrespeitos a mim causados. A sensação que tive é que me trataram como um criminoso", afirmou o empresário.

O que diz a XP

A XP Investimentos se posicionou, por meio de nota. De acordo com a corretora, a empresa 'segue rigorosamente a regulação e preza pela absoluta transparência nas condições e prazos dos seus produtos de investimentos'. Além disso, a XP afirmou que 'está alinhada aos mais altos padrões de compliance e de aplicação de suitability' e que 'não comenta casos específicos que tramitam na Justiça'.

Assista ao Se7e da Matina dessa quarta-feira (7):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp