Economia & Mercado

Chefe de Diversidade da Uber é afastada após postura insensível; saiba detalhes

Reprodução/Twitter
Palestra liderada pela Chefe de Diversidade casou incômodo em funcionários  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 24/05/2023, às 23h16   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A Uber afastou a chefe de Diversidade e Inclusão, Bo Young Lee, após falas que desagradaram pessoas presentes em uma palestra. O evento "Don't Call me Karen" (Não Me Chame de Karen", em tradução literal), realizado em abril, discutia raça, gênero e a experiência de grupos sub-representados.

Segundo reportagem do The New York Times, a palestra de Bo Young Lee causou incômodo em pessoas não-brancas pela falta de sensibilidade racial ao utilizar o termo "Karen", fazendo com que o diretor-executivo da Uber solicitasse o afastamento da diretora.

Na cultura americana, "Karen" se tornou uma gíria para se referir a mulheres brancas que utilizam do seu privilégio para perpetuar racismo e outras formas de opressão, principalmente em público, como exigir a presença do gerente durante atendimento em restautantes.

De acordo com mulheres negras presentes na conversa, o comportamento de Bo era condescendente com o conflito de raça e o racismo, além de não abrir margem para questionamentos contrários.
Em uma outra ocasião, a chefe de D&I também virou alvo de reclamações internas por não deixar a palestra ser um espaço de escuta ativa.

Semanas depois, durante uma reunião com a empresa, uma mulher negra questionou como a Uber pretendia lidar com diálogos sem abertura e ofensivos. Bo Young Lee respondeu que as propostas tinham que ser duras e levar as pessoas para fora de uma zona de ignorância estratégica, o que gerou mais desconfiança da equipe.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp