Economia & Mercado

Com preço dos carros novos exorbitante, venda de carros usados cresce em 2023

Divulgação
Federação dos revendedores espera retornar a patamares de 2021 em relação aos carros usados  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/03/2023, às 10h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com o preço dos carros novos no Brasil elevado, a alternativa é apostar em veículos mais antigos. Segundo o relatório mais recente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o comércio de veículos desse tipo em fevereiro foi de 990.899 unidades, um crescimento de 18,2% em relação ao mesmo mês do ano de 2022.

A federação considera o resultado como positivo. Apesar da queda de 6,7% na quantidade de veículos usados vendidos em relação ao mês de janeiro, a entidade destaca que essa redução é natural por conta da menor quantidade de dias úteis do mês de fevereiro, entre outros fatores, segundo o Ig.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

O acumulado do primeiro bimestre superou a marca de 2 milhões de unidades negociadas , um aumento de 22,2% em relação ao mesmo período de 2022, o que demonstra uma recuperação do mercado.

Enquanto o mercado de usados cresce, o emplacamento de veículos novos vem apresentando uma leve queda , segundo a Anfavea . Porém, enquanto a Fenauto conta apenas os automóveis na sua lista, a Associação das fabricantes considera “autoveículos”, contabilizando também comerciais leves, caminhões e ônibus no seu levantamento.

A projeção é que as vendas possam chegar próximas aos 15 milhões de unidades seminovas e usadas vendidas em 2023, mesmo patamar de 2021. Para isso, a venda média deveria ser de cerca de 1 milhão e 250 mil unidades por mês, e no momento, é de 1 milhão e 26 mil veículos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp