Economia & Mercado

Com proposta de “despolarizar”, TEDx Praia do Forte terá foco em ideias, inovação e aprendizado

Divulgação
Evento será realizado no dia 27/04 e tem organização de Ricardo Koanuka, treinador internacional de palestrantes  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 15/04/2024, às 12h20


FacebookTwitterWhatsApp

O TEDx Praia do Forte acontece no dia 27 de abril, às 16h, no espaço Baleia Jubarte, com o tema “Seu propósito é um presente para o mundo”. O evento é uma extensão das renomadas conferências TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), desenvolvido pela fundação americana Sapling em 2009 para ampliar o acesso a ideias inovadoras, e vai debater a busca pela sustentabilidade e empoderamento.

Se inscreva no canal do BNews no Youtube!


Entre os conferentes confirmados, estão Deliene Mota, chef conceituada e dona do restaurante Encantos da Maré; Luciana Veríssimo, bióloga com 18 anos no Projeto Tamar e  líder do Aruá Observação de Aves e Natureza; Enrico Marcovaldi, cofundador do Baleia Jubarte; Ró de Nuca, mentora do Calendário Cultural de Eventos da Praia do Forte; Vinício da Fonseca, empresário; Nélio Chagas, voluntário social; Rafa Goidanich, advogado ambientalista e diretor do Santo Antônio Sustentável; André Fraga, engenheiro ambiental; Mariane Ventura, médica e especialista em cannabis medicinal; e Daniel Cady, nutricionista. 

.


O anfitrião é o organizador e treinador internacional de palestrantes, Ricardo Koanuka, que bateu um papo com a editoria BNews Economia & Mercado e contou um pouco mais sobre o evento. 


Questionado sobre estar à frente da realização de um evento de renome internacional, Ricardo explicou: “em questão de se aumenta a responsabilidade, eu acho que tudo que a gente se propõe a fazer, a gente tem que fazer com responsabilidade, fazendo o nosso melhor, né? Como já dizia o grande Cortella, você está fazendo o possível ou você está fazendo o melhor? Não o melhor do mundo, o seu melhor, nas condições que você tem, enquanto não tem melhores condições para poder fazer melhor ainda. Então, eu acho que, independente de ser um evento que tenha nome ou não, a responsabilidade para mim é a mesma”. 

.


O organizador continuou apontando que além de sua própria responsabilidade, tem a responsabilidade dos palestrantes. “Porque é um evento de palestras, então os palestrantes são responsáveis por se preparar, por querer se preparar. Eu sou o treinador dos palestrantes, de todos os palestrantes do evento, porque a minha profissão é treinador de palestrantes. E eu partilho com ele essa missão. As pessoas que disseram sim para esse convite, eu digo, você dizer sim para ser um palestrante do TED aí sim é muita responsabilidade, porque você tem que saber que não é uma palestra qualquer, que você vai chegar lá na frente e falar sem se preparar”, destacou.

Há cerca de 15 anos Ricardo Koanuka foi morar na Suécia. Mas nunca deixou a sua busca pela “energia da cultura, a baianidade, a família, os amigos”. E nesse período fora, sempre imaginava que quando voltasse para casa, traria algo do que foi aprendido na Europa. E foi nesse contexto que surgiu a ideia do TEDx Praia do Forte: “Sempre amei empreender. E eu falei: ‘pô, vou voltar para a Bahia, levando algo que tem a ver com o que eu faço, que é treinador de palestrantes e sou palestrante fora do Brasil e vou trazer o TED para que eu possa chegar no mercado como líder, que é o que eu sou fora do Brasil, e também juntar mentes líderes dentro de um evento para que esses líderes possam espalhar a voz deles’. Ou seja, o TED foi algo que eu escolhi para chegar em Salvador trazendo, reconhecendo. Tipo assim, estou voltando para casa, mas quero somar em casa”.


Mas o organizador escolheu Praia do Forte, no município de Mata de São João, há cerca de 80 km da capital, para abrigar o evento. “E por que Praia do Forte? Porque eu vivo na Reserva Sapiranga. Eu vivo na Praia do Forte dentro de uma floresta. E aí, vendo que está tendo um boom imobiliário naquela área e como eu tenho uma paixão pela floresta, eu sei que a gente precisa tomar conta da floresta. Então, vendo o desenvolvimento, morando lá, eu comecei a perceber que a gente precisa fazer alguma coisa. A gente precisa fazer alguma coisa para mudar a consciência das pessoas. Porque as pessoas só mudam se mudar a consciência”, explicou em entrevista à editora BNews Economia & Mercado. 

Ricardo diz ao BNews Economia & Mercado que começou a perceber que dentro de Praia do Forte, nas vizinhanças, “existiam mentes que tinham a consciência já diferenciada, pessoas que trabalhavam com reflorestamento, pessoas que trabalhavam com compostagem, pessoas que trabalhavam com proteção das baleias, pessoas que trabalhavam com proteção dos bichos preguiça, pessoas que trabalhavam com reciclagem”, e a partir de então resolveu tomar uma atitude para “unir essas mentes”. 


Diante de uma sociedade ainda extremamente polarizada, o organizador do TEDx Praia do Forte explica que o evento dialoga com um conceito diametralmente contrário: “o TED dialoga, na verdade, com a intenção de ser um despolarizador, entende? A gente quer despolarizar. Justamente, a gente quer trazer conversas para mudanças de consciência. Conversas que a gente acredita que são conversas importantes do mundo. Se você olhar os países de fora, eles já tem 2 mil anos, 1.500 anos, ou seja, eles já passaram por várias coisas que a gente passou e eles estão tendo conversas sobre meio ambiente, sobre preservação da floresta, sobre formas de construir, sobre como preservar os animais, sobre como manter a floresta para que a gente não esteja com tanto calor e tanta chuva como a gente está tendo. Ou seja, são conversas despolarizadoras”. 


Ricardo Koanuka, organizador do TEDx Praia do Forte, salientou que o evento tem o poder de “trazer um assunto que, digamos assim, é o assunto do meio, onde, independente de que lado você esteja, você vai se beneficiar desse assunto. Porque quando a gente fala de reflorestamento, quando a gente fala de aquecimento, não importa se você é de um lado ou de outro, você vai sofrer com aquilo. Então, o TED tem uma função despolarizadora e também uma função de mudança de consciência”


Questionado sobre de que forma os conteúdos debatidos no evento podem se voltar à sociedade de forma prática, seja através da iniciativa privada ou, então, de políticas públicas, Koanuka foi enfático: “as pessoas que foram escolhidas para palestrar nesse evento são já pessoas que fazem por si só, né? O nosso tema é ‘Seu propósito é um presente para o mundo’. Então as pessoas escolhidas são pessoas que estão fazendo movimento já, sem esperar governo, sem esperar ajuda de patrocínio, eles já estão fazendo. Então eles foram selecionados por isso, porque já fazem”.


Segundo o organizador, juntar os nomes escolhidos é uma forma de “fortalecer e inspirar outras pessoas a fazerem. Mas eu acredito que a própria ação de fazer um evento TED, que é um evento voluntário, a gente faz um movimento todo de ação já para gerar uma ação. E o nosso objetivo é que através dele, novas conversas possam ser criadas, e o mais importante, novas ações. Mas o próprio TED estar acontecendo já é um movimento de ação”.


Sem fins lucrativos, o TEDx já compartilhou mais de 20 mil ideias em cerca de 3.600 eventos pelo mundo, promovendo a disseminação de conhecimento e o debate de temas relevantes para a sociedade. O TEDx Praia do Forte, um evento TEDx organizado de forma independente sob licença da TED, acontecerá no dia 27 de abril, a partir das 17h. Confira a programação abaixo:


17:00 Para Tedx Lovers e parceiros
17:30 Para Público em Geral (Credenciamento)
18:00 Início do Evento
22:30 Previsão de término do evento

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp