Economia & Mercado

Confira como está percentual de empregabilidade nas locadoras de veículos

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Censo do setor mostra que locadoras são responsáveis por alta empregabilidade no Brasil  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 24/04/2024, às 18h00


FacebookTwitterWhatsApp

O total de trabalhadores nas locadoras de veículos subiu 9,7% no Brasil durante o decorrer de 2023, avançando de 89.550 para 98.274 vagas ocupadas no setor, conforme levantamento da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), com base nos arquivos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Vale ressaltar a crescente presença feminina na indústria de aluguel de veículos. O número de mulheres no setor também vem crescendo ano a ano. No comparativo, em 2019, havia 20.280 mulheres trabalhando em locadoras de veículos, enquanto, em 2023, o total avançou para 28.330.

O presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, diz que “na medida em que temos no nosso país mais de 8 milhões de desempregados, quaisquer resultados positivos refletindo avanço na geração e na manutenção de empregos se tornam ainda mais significativos”, avalia. “Porém, tão importante quanto a quantidade de empregos está a qualificação profissional das pessoas que trabalham em locadoras”.

A ABLA é a mantenedora da Universidade Corporativa do Setor de Locação de Veículos (Uniabla) que, por meio de cursos presenciais e on-line de curta duração, vem treinando empresários e profissionais do setor desde 2016. “Estamos desenvolvendo, inclusive, a formação de novos líderes ao disseminar técnicas e conhecimentos testados e aprovados em cursos 100% voltados para quem trabalha com aluguel de veículos”, explica Nazaré.

A expansão do setor de aluguel de veículos ao longo do último ano também aconteceu em relação à frota total de automóveis e comerciais leves. Em todo o país, as locadoras terminaram 2023 com 1.570.820 carros na frota, um crescimento de 9,5% em relação ao ano anterior. No ano passado, o faturamento bruto do setor de aluguel de carros foi de R$ 44,9 bilhões.

A terceirização (aluguel de frotas inteiras para empresas e órgãos públicos) representa 52% do uso da frota do setor. O turismo de lazer e o turismo de negócios vêm em seguida, com respectivamente 32% e 16% da demanda dos carros de locadoras.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp