Economia & Mercado

Copom recua, diminui corte da Taxa Selic e não indica previsão para a próxima reunião

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Indicados por Lula e Bolsonaro no Copom divergiram. Ao final, pela primeira vez nos últimos meses, não indicaram como devem agir na próxima reunião  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 08/05/2024, às 20h51   Cadastrada por Letícia Rastelly



Banco Central (BC) vinha constantemente reduzindo os juros, mas decidiu reduzir o ritimo nesta quarta-feira(08), durante a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. A a Taxa Selic — os juros básicos da economia — foi reduzida em 0,25% ponto porcentual, indo de 10,75% para 10,50% ao ano, se tornando o mais baixo desde dezembro de 2021, quando estava em 9,25%.

Essa decisão de diminuir os cortes foi tomada por cinco, dos nove membros do Copom, sendo exatamente os indicados pelo presidente Lula a votar favoravelmente, e os indicados pelo ex-presidente Bolsonaro ou que “puxaram o freio”. Vale lembrar que há seis meses os cortes vêm sendo consecutivos, mas sempre de 0,50% ponto percentual.

Essa reunião, diferente das anteriores, não terminou com nenhuma previsão sobre o futuro da taxa Selic para o próximo encontro. "O cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade e expectativas desancoradas demandam maior cautela", disse o Comitê no comunicado da decisão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags