Economia & Mercado

Copom reduz taxa Selic para 11,75% ao ano em quarto corte consecutivo

Diogo Zacarias / Ministério da Fazenda
Copom opta por novo ajuste, atingindo menor patamar desde março de 2022  |   Bnews - Divulgação Diogo Zacarias / Ministério da Fazenda

Publicado em 13/12/2023, às 18h50   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou, nesta quarta-feira (13), uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, que agora está estabelecida em 11,75% ao ano. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A queda representa o quarto corte consecutivo desde agosto deste ano e a taxa atinge seu menor nível desde março de 2022, quando estava fixada em 10,75% ao ano. Antes de os juros chegarem a 13,75% ao ano, o Copom havia elevado a Selic 12 vezes seguidas, em um ciclo que teve início em março de 2021, em meio à alta nos preços de alimentos, energia e combustíveis.

O Comitê, composto pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e oito diretores da autarquia, tem a responsabilidade de definir o patamar da Selic a cada 45 dias, buscando equilibrar os diversos elementos econômicos. A próxima reunião do Copom está agendada para os dias 30 e 31 de janeiro de 2024.

A Selic, como principal ferramenta de controle inflacionário utilizada pelo Banco Central, exerce influência direta sobre as taxas de juros em todo o país, impactando empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp