Economia & Mercado

Dia Internacional da Mulher: Importância de construir redes de apoio para mulheres e os impactos positivos

Divulgação / Freepik
Como redes de apoio podem ajudar na vida profissional e pessoal das mulheres  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 08/03/2024, às 12h00


FacebookTwitterWhatsApp

Mais do que uma celebração, o Dia Internacional da Mulher serve como um momento de reflexão sobre a representatividade feminina e a equidade de gênero. Lembrado em 8 de março, a época é importante para estimular debates sobre alguns temas como: a posição das mulheres no mercado, as dificuldades do âmbito pessoal e os obstáculos impostos pela sociedade.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Essa jornada pode ser difícil e solitária, visto que, além de lidar com questões na vida profissional, como a desigualdade salarial, por exemplo, nem sempre as mulheres têm alguém para contar, seja para auxiliar nas tarefas ou para desabafar, elas ainda precisam lidar com a famosa Síndrome da Impostora.

“Fomos ensinadas que devemos ser super-heroínas: uma mãe exemplar, uma ótima esposa, uma profissional de excelência e ter a sua independência financeira”, diz Sylvia Bellio,CEO da itl.tech, empresa considerada maior revendedora da Dell no Brasil por quatro anos consecutivos. “No entanto, sabemos que isso não é possível, ninguém consegue lidar com tanta coisa ao mesmo tempo sozinha — e é nesse momento que a Síndrome da Impostora aparece”.

Embora não seja considerada como doença mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Síndrome acontece quando a percepção de um indivíduo sobre ele mesmo é de incompetência ou insuficiência, estando diretamente ligado a tendências de autossabotagem. Segundo estudo da KPMG, 75% das mulheres executivas já experimentaram a Síndrome da Impostora em todos os setores.

Sylvia considera que uma de suas missões é incentivar mulheres a atuarem e se destacarem em diversas profissões, principalmente aquelas que são majoritariamente masculinas. Ela é a única mulher a compor o conselho das empresas parceiras da Dell no país e participa ativamente de eventos dedicados ao universo feminino, como o Dell Women’s Entrepreneur Network (DWEN). Durante as edições, a executiva pôde conviver com mulheres do mundo todo, o que, segundo ela, lhe concedeu um panorama sobre os desafios femininos em outros locais.

“Participo de diversas redes de apoio e, se na época em que comecei minha vida de empreendedora eu conhecesse essas redes, certamente, teria sido mais fácil chegar onde cheguei”, desabafa Bellio.

Rede busca dar visibilidade e inspirar mulheres por meio de relatos importantes de superação e desafios

Pensando nisso, Sylvia criou o projeto “Conte Sua História”, para sair do óbvio e oferecer um espaço para que mulheres pudessem contar suas histórias de superação e inspirar outras.

A primeira iniciativa do projeto foi o livro “Mulheres Além do Óbvio”, obra que conta histórias de mulheres de diversas áreas de atuação, de todas as idades, casadas ou solteiras, viúvas ou separadas, com relatos para incentivar e motivar a continuar em frente. São relatos de superação e desafios, inspirando toda uma geração de mulheres.

Já no segundo projeto, a série de livros “TI de Salto”, Sylvia buscou mulheres do setor tecnológico para mostrar que elas não estavam sozinhas e, assim, criar um ambiente mais saudável e acolhedor, que incentiva a nova geração de jovens no setor. A obra chega ao seu quarto volume e tem lançamento marcado justamente no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. “Queremos impactar mais mulheres e incentivar para que muitas outras possam se espelhar na luta e vitória de outras ou serem elas mesmas fonte de inspiração”, comenta Sylvia.

Diante desse cenário, a executiva ressalta que é muito importante o apoio entre mulheres, para que sejam criados espaços seguros de diálogo e empatia mútua — e a construção de uma rede de apoio forte e leal pode ser uma das principais alternativas para uma vida profissional mais feliz. “As conexões que realizamos são valiosas e  fundamentais para entendermos que não estamos sozinhas. Todas já passamos por desafios parecidos e podemos nos ajudar a evoluir, nos apoiando e seguindo em frente juntas”, diz Sylvia.

Ela sempre ressalta a importância de dar visibilidade às mulheres e listou os principais impactos positivos de uma rede de apoio, confira:

Suporte emocional: “Quando nos conectamos com pessoas que entendem nossas feridas, é mais fácil obter suporte, principalmente nos momentos de adversidade”, destaca Sylvia. Além disso, o sentimento de compreensão cria uma percepção de pertencimento, formando uma comunidade com a qual pode contar.

Insights valiosos: Quem já viveu experiências, pode ajudar quem está passando pela mesma situação e contribuir para resolver o problema pessoal, impulsionar a carreira ou negócio. Como é o caso, por exemplo, de grupos que oferecem mentoria.

Construção de um networking:  este é um local fértil para trocar experiências e obter insights para o seu negócio. “Ao construir uma rede de contatos, oportunidades profissionais podem surgir, além de ter acesso a informações que podem impulsionar sua carreira”, explica a especialista.

Novas oportunidades para outras mulheres: Além de obter suporte, a rede de apoio é a oportunidade perfeita para ajudar outras mulheres que estejam precisando.

Melhor qualidade de vida: “A rede é fundamental para lidarmos com os obstáculos da vida de maneira saudável. Seja a partir do apoio moral, físico ou emocional, este tipo de interação ajuda a nos sentirmos menos sozinhas e mais confiantes”, afirma.

Como construir uma rede de apoio?

Sylvia também explica como construir uma rede de apoio forte e leal que ajudará a alavancar o seu negócio de maneira saudável, confira:

Identifique seus interesses, necessidades e habilidades: Esta etapa é importante para saber como as pessoas podem te ajudar e como você pode contribuir para a rede.

Participe de eventos ou grupos dedicados ao universo feminino e busque por conexões: “Seja participando de eventos dedicados ao universo feminino ou através das redes sociais, esteja aberta para conhecer novas pessoas e se permita construir conexões com elas — deixando quaisquer receios e primeiras impressões de lado”, ressalta.

Crie oportunidades para ajudar e ser ajudada: Lembre-se que a rede de apoio não vai funcionar se você não estiver aberta a participar — o que inclui se mostrar vulnerável. “É preciso acabar com essa pressão em ser perfeita o tempo todo. Não tem nada de errado em errar, ter dúvidas ou pedir ajuda. A rede de apoio é para isso”, reforça Sylvia.

Construa um espaço seguro e saudável: “Vale ressaltar que, podemos criar oportunidades, mas não podemos forçar nenhuma relação”, explica. “Portanto, é fundamental que se crie um ambiente, seja físico ou virtual, que ofereça segurança, acolhimento e cuidado para que as trocas aconteçam naturalmente”.

Não se limite ao âmbito profissional: Não limite a sua rede de apoio às parceiras profissionais ou pessoas que tenham algum atributo para o seu negócio. “A vida é muito mais que trabalho e, nós mulheres, sabemos como é difícil gerenciar tudo isso. Mantenha por perto mulheres diversas, resilientes e que te inspirem todos os dias a encontrar a potência em você e na sua vivência” conclui.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp