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Electrolux cria coleção de moda reciclável com roupas ‘ultrapassadas’

Divulgação/Electrolux
A multinacional Electrolux impulsionou o investimento em produtos que estendem a vida útil das roupas  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Electrolux

Publicado em 10/10/2022, às 10h17   Redação BNews


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Com a proposta de combater o desperdício de diversas peças do setor de vestuário em escala mundial, a Electrolux lançou uma campanha com o slogan “Quebre o padrão” (Break The Pattern no significado em inglês). A multinacional de eletrodomésticos também promoveu o lançamento da primeira coleção upcycling, que conta com a composição de peças do deserto do Atacama com a Rave Review, marca especializada em moda sustentável, de acordo com a revista Exame.

A intenção da proposta é reverter o quadro do final do ano passado, representado pelo deserto do Atacama, no Chile. Na ocasião, várias roupas abandonadas estavam inseridas na formação de um lixão tóxico. Países ricos como Estados Unidos, China e Reino Unido descartam constantemente peças de roupas. 

Nesse sentido, as designers Josephine Bergqvist e Livia Schück criaram uma coleção única integrada por roupas descartadas no local. As peças passaram por etapas desde o desenho à costura, passando pela lavagem, onde ficou visível a possibilidade de utilizar melhor as roupas.

“Nosso maior objetivo com essa campanha é conscientizar as pessoas de que a roupa mais sustentável é a que já temos em casa”, explica Ana Peretti, diretora de marketing da Electrolux para América Latina, à publicação.

Aproximadamente 59 mil toneladas de roupas são descarregadas anualmente no porto de Iquique, na zona franca de Alto Hospicio, no norte do Chile. Por outro lado, comerciantes locais adquirem peças para revender na América Latina, porém, no mínimo, 39 mil toneladas acabam em lixões no deserto.

Dados alarmantes

Ainda segundo a Exame, a indústria da moda corresponde a uma das mais poluentes do mundo. De acordo com o relatório Fashion on Climate, da organização Global Fashion Agenda, em parceria com a consultoria McKinsey and Company, em 2018, as companhias do mundo da moda produziram cerca de 2,1 bilhões de toneladas referentes a gases de efeito estufa juntando todos os continentes.

Em escala nacional, os dados também revelam um alerta vermelho. O descarte por ano no Brasil equivale a mais de 4 milhões de toneladas de resíduos tóxicos. Este levantamento foi publicado em junho deste ano pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). 

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