Economia & Mercado

Especialista responde quais são as obrigações da franquia com franqueado

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Especialista dá dicas e orientações sobre relação entre franquia e franqueado  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

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Publicado em 14/03/2024, às 05h30


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Quando se pensa em abrir uma franquia, é comum que o empreendedor tenha dúvidas sobre as responsabilidades e obrigações de cada parte envolvida no negócio. Para auxiliar nesse processo, a Focus Franquias, empresa especializada em franquias, destaca a importância da atuação da franqueadora em todo o processo de comunicação entre a franquia e o franqueado.

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De acordo com a Lei nº 8.955, conhecida como Lei de Franquias, a franqueadora é responsável por repassar o know-how ao franqueado, trazendo para ele processos operacionais, equipamentos ideais e fornecedores que sejam capazes de manter o padrão de qualidade de entrega ao cliente final.

Além disso, a empresa deve auxiliar na implantação de treinamentos e manuais, garantindo que o franqueado esteja apto a operar o negócio de acordo com os padrões estabelecidos.

Outro ponto fundamental é a transparência na relação entre as partes. A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento que deve ser entregue ao franqueado antes da assinatura do contrato, contendo informações importantes sobre a franquia, como histórico da empresa, investimento necessário, taxas, royalties, entre outros. A COF é uma ferramenta que garante a segurança e a clareza na relação entre franqueadora e franqueado.

Segundo Nicolas Almeida, CEO da Focus Franquias, a proximidade e o atendimento personalizado são fatores cruciais para o sucesso de uma franquia. “É fundamental que a franqueadora se preocupe em criar uma 'máquina' de vendas capaz de auxiliar a rede a expandir, captando clientes e entregando qualidade para eles. Além disso, é importante que a empresa esteja sempre disponível para ouvir e atender as demandas dos franqueados, buscando soluções conjuntas para os desafios que possam surgir”, destaca Almeida.

A tecnologia também desempenha um papel fundamental nesse processo. Com o avanço da transformação digital, é essencial que as franqueadoras estejam preparadas para oferecer suporte aos franqueados por meio de ferramentas tecnológicas, como sistemas de gestão e plataformas de comunicação, que facilitem a troca de informações e o acompanhamento dos resultados.

“Hoje, no mercado, há muitas empresas que, apesar do alto crescimento em número de unidades, não conseguem oferecer o suporte necessário, o que afeta, a médio e longo prazo, a saúde da marca, podendo causar sérios prejuízos futuros tanto aos franqueadores como aos franqueados. Por isso, é fundamental que as franqueadoras tenham um crescimento sustentável, na medida do que conseguem entregar em relação ao suporte e às expectativas dos franqueados”, ressalta.

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