Economia & Mercado

EUA mantém taxa de juros no maior nível em 22 anos pela terceira semana consecutiva

Informação foi divulgada pelo banco central do pais norte-americano - Divulgação | Federal Reserve
Bnews - Divulgação Informação foi divulgada pelo banco central do pais norte-americano - Divulgação | Federal Reserve
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 13/12/2023, às 16h16 - Atualizado às 16h31


FacebookTwitterWhatsApp

As taxas de juros dos Estados Unidos foram mantidas no intervalo de 5,25% a 5,5% ao ano, equivalente ao maior nível em 22 anos. A informação foi divulgada pelo banco central do pais norte-americano, Federal Reserve (Fed).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Com isso, a expectativa agora está direcionada para o discurso do presidente da instituição, Jerome Powell, que deverá apresentar mais pistas a respeito do tom da política monetária em 2024.

A decisão era amplamente esperada pelo mercado. A expectativa é que os cortes comecem ainda no primeiro semestre do próximo ano.

De acordo com o comunicado emitido pelo Fed, indicadores mais recentes sugerem redução da atividade econômica nos EUA em comparação ao terceiro trimestre.

“Os ganhos de emprego ficaram moderados desde o início do ano, mas permanecem fortes, e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação diminuiu ao longo do ano passado, mas permanece elevada”, disse a autoridade monetária.

A Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos anunciou, na semana passada, a criação de quase 200 mil empregos em novembro. Já a taxa de desemprego 0,2%, em relação ao mês anterior, e fechou em 3,7%.

Por fim, a autarquia avaliou que as condições financeiras e de crédito mais restritivas para as famílias e empresas poderão impactar a atividade econômica, as contratações e a inflação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp