Economia & Mercado

Ex-CEO da Americanas acusa sócios de empresa de investimentos em fraude

Divulgação
Ex-CEO da Americanas afirma ser “bode expiatório” de golpe; entenda  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/09/2023, às 08h22 - Atualizado em 06/09/2023, às 10h23   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Holding brasileira-estadunidense 3G Capital, fundada em 2004 por Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles, Carlos Alberto Sicupira, foi envolvida em acusação de fraude contábil pelo ex-CEO da Americanas, Miguel Gutierrez.

O executivo se diz vítima e afirma que foi usado como “bode expiatório” pelo trio de alta gestão que, segundo ele, “participava ativamente da administração financeira da Americanas”. 

Gutierrez encaminhou para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara, que investiga fraude contábil na empresa, um documento, no qual acusa abertamente os acionistas Lemann, Sicupira e Telles.

“Me tornei conveniente ‘bode expiatório’ para ser sacrificado em nome da proteção de figuras notórias e poderosas do capitalismo brasileiro”, afirma ele na carta enviada por seus advogados à CPI, no dia 31 de agosto, de acordo com reportagem do Valor Econômico.

Ainda segundo a reportagem, “Gutierrez também acusa seu sucessor, Sérgio Rial, de mentir à CPI quando disse que o trio de acionistas não tinha conhecimento do que acontecia na contabilidade da empresa”.

A companhia e os acionistas contestaram as acusações e responsabilizam o ex-CEO da Americanas pela fraude.

Rial informou que não se pronunciará sobre a carta de Gutierrez. Vale ressaltar que Miguel Gutierrez é um dos principais nomes envolvidos na suposta fraude contábil ocorrida na Americanas.

Após publicação, em nota enviada ao BNews, a assessoria da Americanas informou que “refuta veementemente as argumentações apresentadas pelo senhor Miguel Gutierrez à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na véspera da apresentação do relatório final.  A companhia reitera que o ex-dirigente da Americanas não contestou em nenhum momento os documentos e fatos apresentados à Comissão no dia 13 de junho, que demonstram a sua participação na fraude”.

Leia a nota na íntegra:

"A Americanas refuta veementemente as argumentações apresentadas pelo senhor Miguel Gutierrez à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na véspera da apresentação do relatório final.  A companhia reitera que o ex-dirigente da Americanas não contestou em nenhum momento os documentos e fatos apresentados à Comissão no dia 13 de junho, que demonstram a sua participação na fraude.

A Americanas reitera que o relatório apresentado na Comissão Parlamentar de Inquérito em 13/06, baseado em documentos levantados pelo Comitê de Investigação Independente, além de documentos complementares identificados pela Administração e seus assessores jurídicos, indica que as demonstrações financeiras da companhia vinham sendo fraudadas pela diretoria anterior da Americanas, capitaneada pelo senhor Miguel Gutierrez.

A Americanas confia na competência de todas as autoridades envolvidas nas apurações e investigações, reforça que é a maior interessada no esclarecimento dos fatos e irá responsabilizar judicialmente todos os envolvidos."

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp