Economia & Mercado

Fila do INSS volta a crescer; pendência de requerimentos ultrapassa 1 milhão

Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil
Além disso, ao menos um milhão de recursos a pedidos já foram negados pelo INSS à espera de uma reanálise do órgão  |   Bnews - Divulgação Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil

Publicado em 28/02/2023, às 08h54   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

A fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a crescer em janeiro deste ano. Atualmente, o número de novos pedidos chegam a 1.231.322 requerimentos, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.

O tempo de resposta saiu de 79 para 85 dias. O prazo oficial é de 45 a 60 dias.

Além disso, ao menos um milhão de recursos a pedidos já foram negados pelo INSS à espera de uma reanálise do órgão. Em média, esses processos administrativos levam mais de um ano para serem solucionados.

Os dados foram adquiridos pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), através da Lei de Acesso à Informação.

Durante o ano de 2022, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) trabalhou para reduzir a fila do INSS. De janeiro a dezembro, o número de novas solicitações diminuiu 61% e chegou em dezembro com pouco mais de um milhão. Mas, os pedidos voltaram a crescer em 2023.

Segundo a presidente do IBDP, Adriane Bramante, a mudança do governo e a demora na nomeação do presidente do INSS contribuíram para o aumento da fila.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp