Economia & Mercado

Fundo de investimento pode tomar imóveis de grandes empresas por dívidas ativas; entenda

Reprodução
Imóveis seriam da antiga varejista baiana Insinuante e Ricardo Eletro  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 10/08/2023, às 11h02   Cadastrada por Catarina Alcantara


FacebookTwitterWhatsApp

A empresa Titânio XV, Fundo de Investimentos em Participações Multiestratégia (FIP Titânio), pode retirar os direitos sobre ativos imobiliários do Grupo Máquina de Vendas (MDV), formado pelas empresas Ricardo Eletro e a baiana Insinuante, devido a títulos de dívidas emitidos por empresas de capital aberto emitido por uma sociedade integrante da empresa, a qual está em processo de recuperação judicial.

Segundo informacoes do BP Money, os imóveis seriam das antigas varejistas que estão atrelados a um acordo judicial de quitação de dívidas com o FIP Titânio.

No entanto, não foi confirmado se, dentre esses imóveis, está o terreno onde funcionava a loja e o depósito do grupo liderado por Luiz Carlos Batista localizado no Parque Shopping, em Lauro de Freitas (BA).

Em decorrência de uma decisão judicial proferida em 2 de maio de 2022, o acordo de quitação celebrado pelo FIP Titânio junto à MDV, em 18 de novembro de 2020, foi rescindido. O acordo previa a quitação integral da debênture mediante dação em pagamento de um conjunto de ativos compreendendo claims tributários e direitos creditórios oriundos de determinados ativos imobiliários.

Como resultado da decisão judicial, o FIP Titânio recuperou a posse da debênture, juntamente com todas as garantias associadas, e procedeu a uma reavaliação de seu valor justo, em conformidade com as normas regulatórias da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Devido à piora das condições financeiras e operacionais da MDV, que impactaram a capacidade dos devedores de cumprir suas obrigações financeiras, o FIP Titânio tomou a iniciativa de iniciar um processo de execução judicial da debênture e suas garantias, visando melhorar as chances de recuperação do investimento.

Neste momento, o FIP Titânio, com o auxílio de seus assessores jurídicos, está conduzindo o processo de desinvestimento da debênture. Isso inclui diversas etapas, tais como a execução da debênture e a utilização dos ativos oferecidos como garantia. Simultaneamente à execução da debênture, o FIP Titânio está monitorando de perto o desenvolvimento da situação do Grupo Máquina de Vendas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp