Economia & Mercado

Governo da Bahia e BNDES iniciam parceria para desenvolvimento de economia verde no estado

Eudes Benício | GOVBA
Jerônimo e Mercadante se reuniram nesta quinta-feira, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro  |   Bnews - Divulgação Eudes Benício | GOVBA

Publicado em 11/04/2024, às 16h13 - Atualizado às 16h39   Alex Torres


FacebookTwitterWhatsApp

Uma parceria na elaboração de um plano de investimento para promover o desenvolvimento econômico e a bioeconomia na Bahia está sendo firmada entre o Governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em reunião nesta quinta-feira (11), na sede da instituição financeira, que fica no Rio de Janeiro, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o presidente da instituição, Aloizio Mercadante, destacaram a importância de ampliar investimentos em energia limpa e hidrogênio verde.

“Viemos discutir financiamento e apoio ao setor produtivo do estado da Bahia. Já temos uma parceria e agora com o presidente Lula, e tendo o Mercadante nesse posto, nos ajuda bastante a avançar na relação com as empresas, mas também com o financiamento de nossas ações para o desenvolvimento econômico da nossa nova Bahia”, explicou Jerônimo.

O potencial da parceria estratégica com o estado foi destacado pelo dirigente do BNDES, que ainda destacou a forte atuação baiana no quesito de produção de energia limpa.

"Vamos fazer um termo de colaboração bastante amplo para trazer não só os estudos, estruturação de projetos do BNDES, mas também parcerias com o setor privado e financiamento à indústria, à inovação, à economia verde [...] Vamos ter projetos na área de energia, e a Bahia é uma potência na energia limpa renovável, eólica e solar, e também no hidrogênio verde", completou.

A aplicação de recursos para o desenvolvimento industrial, tecnológico e para sustentabilidade e preservação ambiental também estiveram em pauta no encontro. Além dos temas baianos, Jerônimo reforçou junto ao BNDES a importância da criação e posterior financiamento do Fundo da Caatinga, que será um importante instrumento de desenvolvimento para os estados do Nordeste.

Como resultado das discussões ficou acertada a realização, na Bahia, de uma oficina de crédito, com técnicos do Banco, para ampliar o apoio a micro e pequenas empresas.

Além do governador, compuseram a comitiva baiana os secretários estaduais do Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida; do Meio Ambiente, Eduardo Sodré; da Infraestrutura, Sérgio Brito; o presidente da Bahiainveste, Paulo Guimarães; e o superintendente de Energia e Comunicações, da Secretaria Estadual de Infraestrutura, Celso Rodrigues.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp