Economia & Mercado

Maior fabricante de cerveja do mundo faz promessa após impacto negativo de promoção; entenda

Divulgação/AB InBev
Problema começou quando a marca recrutou vários influenciadores para criar burburinho para a marca de cerveja durante o torneio de basquete universitário “March Madness.”  |   Bnews - Divulgação Divulgação/AB InBev

Publicado em 02/05/2023, às 21h18   Cadastrado por Rafael Abbehusen


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A Anheuser-Busch InBev (AB InBev), fabricante da Bud Light, cerveja mais consumida dos Estados Unidos, está correndo atrás de um grande prejuízo, na tentativa de fazer as pazes com seus distruidores, que dizem ter sofrido o impacto da reação negativa a uma promoção da empresa.

A AB InBev prometeu aumentar seus gastos com marketing na Bud Light, acelerar a produção de uma nova lista de anúncios e dar uma caixa de Bud Light a cada funcionário de um atacadista, segundo distribuidores.

Os esforços vem um mês depois que Dylan Mulvaney, uma influenciadora transgênero, falou em um vídeo no Instagram sobre uma lata personalizada de Bud Light que a cervejaria havia enviado a ela como presente. A postagem de 1º de abril desencadeou um boicote que fez com que as vendas caíssem tanto para a AB InBev quanto para seus distribuidores independentes. Os funcionários das distribuidoras, muitos dos quais dirigem caminhões com o logotipo da Bud Light, foram confrontados por pessoas furiosas nas ruas, nas lojas e nos bares.

As vendas nas lojas de varejo da Bud Light nos Estados Unidos, na semana do dia 16 ao dia 22, caíram 21% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com uma análise de dados da Nielsen feita pela Bump Williams Consulting. Enquanto isso, as vendas das marcas rivais como Coors Light e Miller Lite cresceram 21%.

Segundo Bump Williams, as vendas de outras marcas da AB InBev também caíram, incluindo Budweiser, Busch Light e Michelob Ultra.

"Isso causou ondas de choque nos distribuidores", disse Jeff Wheeler, vice-presidente de marketing da Del Papa Distributing, perto de Houston, Texas, onde disse que sua equipe administrativa recebeu "toneladas de telefonemas de pessoas muito raivosas."

A empresa planejou aumentar em cinco vezes seus gastos com marketing nos Estados Unidos com a Bud Light, depois de cortá-los drasticamente durante a pandemia. A AB InBev também adotou uma nova estratégia de marketing para atrair um público mais jovem e diversificado.

O problema começou quando a marca recrutou vários influenciadores de mídia social, incluindo Mulvaney, para criar burburinho para a marca de cerveja durante o torneio de basquete universitário 'March Madness'. A lata feita para Mulvaney nunca esteve disponível para venda. Mas muitas pessoas, incluindo donos de bares e lojas, passaram a acreditar erroneamente que o vídeo de Mulvaney foi ao ar como um comercial de televisão ou que a lata com sua foto estava nas prateleiras das lojas, disseram os atacadistas.

O músico Kid Rock postou um vídeo no Twitter em que atirou em caixas de Bud Light com um rifle. Questões transgênero passaram para o centro das agendas sociais conservadoras nos últimos anos.

Em 14 de abril, Brendan Whitworth, diretor-presidente dos negócios americanos da AB InBev, emitiu uma declaração por escrito dizendo: "Nunca pretendemos fazer parte de uma discussão que divide as pessoas. Nosso negócio é reunir as pessoas para tomar uma cerveja."

A AB InBev divulgou um novo anúncio na semana passada para a NFL e disse aos atacadistas que está acelerando a produção de outros. A cervejaria disse aos distribuidores que seu marketing permanecerá consistente com o tema “Fácil de beber, fácil de aproveitar” dos comerciais do Super Bowl deste ano. A AB InBev convidou atacadistas para uma reunião na próxima semana em Saint Louis, onde eles esperam ouvir mais detalhes sobre os planos de marketing.

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