Economia & Mercado

Dona do Starbucks e Subway no Brasil pede recuperação judicial

Reprodução/Redes sociais
Dívidas da operadora da Subway e Subway chegam a R$ 1,8 bilhão  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 31/10/2023, às 21h14 - Atualizado às 21h17   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A SouthRock Capital, responsável pelas operações dos restaurantes Starbucks e Subway no Brasil, anunciou nesta terça-feira (31) que entrou com um pedido de recuperação judicial. Segundo documento protocolato à 1ª Vara de Falências da Justiça de São Paulo, a dívida está estimada em R$ 1,8 bilhão.

A empresa, que havia contratado a consultoria Galeazzi & Associados neste mês de outubro para organizar a reestruturação, afirma que a medida visa “proteger financeiramente suas operações no Brasil atrelado a decisões estratégicas para ajustar seu modelo de negócio à atual realidade econômica”.

Em comunicado enviado ao IM Business, a SouthRock informou que “os ajustes incluem a revisão do número de lojas operantes, do calendário de aberturas, de alinhamentos com fornecedores e stakeholders, bem como de sua força de trabalho tal como está organizada atualmente”.

Segundo a companhia, ao longo dos três últimos anos, afetados pela pandemia, as varejistas têm lutado para manter suas operações. “Os desafios econômicos no Brasil resultantes da pandemia, a inflação e a permanência de taxas de juros elevadas agravaram os desafios para todos os varejistas, incluindo a SouthRock”, diz.

“A SouthRock segue comprometida em continuar trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros comerciais para criar as condições necessárias para seguir desenvolvendo e expandindo todas as suas marcas no Brasil ao longo do tempo.”, completa.

A empresa foi fundada em 2015 e se especializou no desenvolvimento de restaurantes de aeroportos, por meio da Brazil Airport Restaurants, e grandes marcas consolidadas fora do Brasil. Em 2018, a gestora fechou um acordo de licenciamento com a Starbucks para ser operadora exclusiva dos restaurantes. Mais recentemente, em maio do ano passado, a gestora assumiu a gestão das franquias do Subway. Além das famosas redes americanas, ela também atua com as marcas Eataly e TGI Fridays.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp