Economia & Mercado

Parceria entre Ypê e Casa dos Ventos fortalece energia renovável do Brasil

Miguel Ângelo/CNI
Parceria garantiu um investimento de cerca de R$ 250 milhões na autoprodução remota de energia renovável no País  |   Bnews - Divulgação Miguel Ângelo/CNI

Publicado em 28/02/2024, às 17h20   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Uma parceria entre a Ypê, marca líder em importantes categorias no segmento de higiene e limpeza do Brasil, e a Casa dos Ventos, empresa protagonista da transição energética e líder brasileira em geração renovável, garantiu um investimento de cerca de R$ 250 milhões na autoprodução remota de energia renovável no Brasil. A eletricidade será fornecida pelo Complexo Eólico Rio do Vento, localizado no Rio Grande do Norte, com 1.038 MW de capacidade instalada, energia suficiente para evitar a emissão de aproximadamente 2 milhões de toneladas de CO2 por ano na atmosfera.

A parceria, com duração até 2039, posiciona a Ypê como acionista do empreendimento e figura a marca como autoprodutora de energia remota. Nesse modelo, a geração e consumo de energia ocorrem em locais diferentes na qual toda energia é enviada para rede elétrica para ser transportada para o consumo, a partir de uma estrutura de distribuição ou transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Estamos dando um importante passo para a autoprodução de energia renovável, suprindo aproximadamente 40% do nosso consumo de eletricidade. A ação nos ajuda a avançar nessa agenda de reduzir o impacto ao meio ambiente e a garantir segurança energética, em linha com a nossa missão de contribuir para a construção de um mundo cada vez melhor”, diz Gustavo de Souza, Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Ypê.

A autoprodução de energia renovável vem se firmando como o modelo mais eficiente para viabilizar a transição energética de grandes empresas, pois garante, além da descarbonização, previsibilidade e economia de custos.

“Essa parceria é mais um passo em direção à redução de emissões de CO2 do Brasil, e que permite viabilizar, inclusive, produtos ainda mais sustentáveis para os consumidores. Além disso, confere o protagonismo da Ypê na gestão da sua energia e impulsiona a jornada da neutralização de emissões das atividades da empresa”, explica Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp